Melhor época para viajar para a Suíça | Clima mês a mês

que epoca viajar a suiça

Definir qual a melhor época para viajar para a Suíça depende muito de quais são seus objetivos e expectativas em relação ao país para a sua viagem.

Nesse artigo você encontra a descrição do clima e atividades indicadas para cada mês na Suíça. Você vai descobrir que a Suíça é um destino que pode ser visitado basicamente o ano todo mas é importante saber o que esperar de cada mês para não ter surpresas.

Confira também esse outro artigo abaixo onde descrevo em detalhes todas as estações do ano na Suíça com prós e contras de viajar para o país em cada época.

quando viajar para a suiça

Quando viajar para a Suíça? Prós e contras de cada estação

Uma das perguntas mais recorrentes que recebo aqui no Blog é quando viajar para a Suíça, qual a melhor época do ano para conhecer…

Suíça em Janeiro

Janeiro é um mês de alta temporada e a melhor época para viajar para a Suíça se você quer praticar esportes de inverno. É um mês perfeito para curtir a neve e baixas temperaturas. Mas mesmo quem não tem experiência e não pretende se aventurar nesses esportes pode encontrar diversas atividades para fazer nessa época.

suiça em janeiro
Lucerne em Janeiro de 2021

Algumas ideias além de visitar as principais cidades suíças incluem fazer uma das rotas de trem panorâmico para ver incríveis paisagens cobertas de neve no conforto de seu assento, visitar charmosas vilas alpinas que se transformam em vilas encantadas debaixo de neve como Mürren, Lauterbrunnen e Zermatt ou fazer o maravilhoso passeio ao complexo turístico Jungfraujoch, um verdadeiro paraíso de inverno a mais de 3000 metros de altitude.

Suíça em janeiro dicas
Lago de Brienz em Janeiro de 2021

As temperaturas em Janeiro na Suíça podem variar de -5 a 2 graus dependendo da altitude e neve é esperada principalmente nos vilarejos alpinos. Apesar de ser um mês no auge do inverno as temperaturas não são tão congelantes assim, principalmente nas cidades que ficam em menos altitude. Em alguns anos desde que vim morar aqui me lembro de ter nevado menos de 3 vezes em cidades como Zurique ou Lucerne nessa época.

Suíça em Fevereiro

Assim como o mês de Janeiro, Fevereiro também é considerado alta temporada na Suíça e portanto excelente mês para praticar esportes de inverno.

Apesar de ser alta temporada devido a popularidade dos esportes de inverno é possível encontrar acomodação a bons preços nas grandes cidades já que a maioria dos turistas se hospeda diretamente nas vilas alpinas onde ficam os resorts de esqui.

suiça em fevereiro
Lauterbrunnen em Fevereiro de 2021

Os dias são curtos nessa época com o sol nascendo depois das 7 da manhã e se pondo antes das 5 da tarde, portanto um planejamento e roteiro são essenciais no inverno. Assim que o mês vai chegando ao final os dias vão ficando um pouco mais longos e a temperatura pode chegar a 6 ou 7 graus na parte da tarde.

É importante trazer roupas adequadas para o inverno como roupas térmicas, jaquetas especiais de inverno e de neve, sapatos impermeáveis para neve e acessórios como gorros, cachecóis e luvas. Veja mais dicas para curtir o inverno na Suíça aqui.

Mesmo em Fevereiro é possível curtir alguns dias de sol, mas não se engane com o sol e se agasalhe bem.

melhor época para viajar para a suíça
O vilarejo de Mürren em Fevereiro de 2021

Suíça em Março

Com o mês de Março chega a Primavera na Suíça. Os campos começam a retornar o seu tom verde e as árvores recuperam lentamente suas folhas.

Aos poucos a temperatura vai subindo e ela pode atingir de 8 a 12 graus. Mas considere isso durante a tarde pois as manhãs e noites continuam sendo frios com temperatura por volta dos 2 graus ou até negativas dependendo de onde estiver. Os dias também vão se tornando mais longos.

suiça em março
Passeio ao topo da Montanha Rigi em Março de 2021

Até o final do mês a maioria dos resorts de esqui já finalizaram a temporada mas ainda é possível esquiar em lugares de alta altitude.

A maioria dos dias são cinzentos mas sempre há alguns dias de sol que são perfeitos para turistar em meio às paisagens ainda nevadas. Pessoalmente acho lindas as paisagens nessa época com o contraste do sol e da neve, mas saiba que é preciso ter um pouco de sorte e não dá pra prever os dias de sol.

Suíça em Março o que fazer
Trilha de inverno e fondue ao ar livre em Gstaad em Março de 2021

Neste ano em 2021 fiz um passeio até a Montanha Rigi e apesar do friozinho as paisagens e a vista lá de cima estavam espetaculares. Outro passeio legal que fiz foi comer um fondue ao ar livre na região de Gstaad com amigas.

Suíça em Abril

O mês de Abril na Suíça é conhecido por ser bem instável. Pode nevar, fazer sol, chover ou de tudo um pouco. Existe até um ditado em Alemão que diz: April, April, der macht was er will, que basicamente dignifica que esse mês faz o que ele quiser.

suíça em abril
Zurique em Abril de 2021

Apesar desse porém, em Abril os dias começam a ficar mais ensolarados e as primeiras flores já aparecem para colorir as paisagens. Acho essa época linda mas ainda é preciso ter uma boa jaqueta e acessórios de inverno já que ainda faz frio de manhã e noite ( 2 a 3 graus) mas durante o dia pode chegar a 15 graus então a mala para essa época tem que ser mista e incluir algumas roupas de meia estação também. É recomendado ter alguma jaqueta e sapato impermeável para dias de chuva.

suíça em abril dicas
Lugano em Abril de 2021

Algumas trilhas em baixa altitude já são possíveis já que a neve começou a derreter.Esse ano por exemplo fiz a Trilhas das Cerejeiras em Zug e num dia que estava nublado aproveitei para visitar o Museu do Chocolate na Lindt nos arredores de Zurique e o Museu do Transporte em Lucerna.

Suíça em Maio

Apesar de Abril levar a fama eu diria que o clima na Suíça em Maio é também imprevisível. Isso porque em alguns dias parece ser o começo do Verão com temperaturas chegando a 20 graus e em outros pode ser frio, nublado e chover com temperaturas menos de 10 graus.

Especialmente nesse ano de 2021 ela atrasou bastante e Maio foi um mês bem mais frio e nublado do que o normal além de ter nevado em algumas vilas alpinas. Enquanto nevava nas vilas de maior altitude chovia nas cidades.

que época viajar para a suíça
Urnerboden, paisagem do passo alpino Klausenpass em Maio de 2020

Em Maio alguns passos alpinos começam a ser abertos como o Klausenpass mas em 2021 a sua abertura foi adiada para Junho devido a imensa quantidade de neve lá no topo.

A conclusão é de que Maio pode ser um mês muito agradável para uma viagem pela Suíça com temperaturas mais amenas e menos turistas do que o Verão, mas é preciso levar em conta a possibilidade de alguns dias frios e chuvosos e se planejar com uma programação alternativa.

suíça em maio
Lago Caumasee em Maio de 2021 – ainda frio para nadar mas lindo de se admirar

Uma ideia de lugar que recomendo mesmo em dias levemente chuvosos é o Aareschlucht em Meiringen, um local onde é possível caminhar sobre um Canyon em plataformas e decks de madeira. É bem seguro e uma excelente opção para curtir a natureza mesmo em um dia ruim.

As cidades também se tornam bem convidativas e um passeio para descobrir cerejeiras e magnólias entre outras flores é um dos destaques desse mês. Descubra nesse outro artigo dicas de lugares para curtir a Primavera em Zurique.

Suíça em Junho

No Mês de Junho na Suíça os dias são mais longos onde o sol nasce antes das 6 da manhã e se põe após as 8 da noite. As paisagens se tornam mais coloridas, especialmente no cantão de Ticino, a parte mediterrânea da Suíça, em cidades como Lugano.

É uma boa época para passeios em montanhas e trilhas que não sejam de alta altitude pois pode haver neve em algumas partes. Uma das trilhas mais bonitas que já fiz combinadas com um passeio de montanha nessa época foi na região de Interlaken, no alto de Brienz, na montanha Rothorn.

Suíça em Junho
Cachoeira Stäubi em Unterschachen em Junho de 2021

Junho pode ser considerado a melhor época para viajar a Suíça se você é um fã da Primavera. Essa é a época em que as paisagens de Primavera estão no seu auge.

Junho é também um bom momento para visitar cachoeiras que estão cheias após a época das chuvas e pelo degelo. A Cachoeira Giessbach em Brienz possui paisagens de conto de fadas ou a famosa Staubachfall no vale mágico de Lauterbrunnen.

Nos dias mais quentes a temperatura pode chegar a 23 graus durante o dia. A regra de fazer uma mala mista continua valendo principalmente se for visitar vilas alpinas e também para a parte da manhã e de noite onde a temperatura cai bastante.

quando viajar para a suíça
Aareschlucht em Meiringen em Junho de 2020

Apesar de Junho não ter as temperaturas tão quentes, recomendo uma visita a região italiana da Suíça para ter uma experiência um pouco mais tropical. Um dos passeios para fazer nessa época é uma caminhada leve de Lugano até um charmoso e pitoresco vilarejo chamado Gandria. Essa caminhada se chama Sentiero de Gandria e é praticamente toda às margens do Lago.

Suíça em Julho

Julho é o mês do Verão na Suíça, e certamente uma das melhores épocas para viajar para a Suíça. O tempo fica mais estável e quente, os dias bem mais longos e as paisagens se tornam ainda mais bonitas, com os lagos e rios atingindo boas temperaturas para nadar. Leia mais sobre o Verão na Suíça aqui.

Nos dias mais quentes nas cidades a temperatura pode chegar ou até ultrapassar os 30 graus. Essa é uma excelente chance para se refrescar em um dos lagos ou rios de água cristalina na Suíça, portanto não esqueça o traje de banho.

As trilhas em montanhas de maior altitude como a trilha dos 5 lagos em Pizol e a Trilha dos 3 lagos em Appenzel se tornam possíveis e bem populares. Alguns passeios de montanha que antes estavam fechados reabrem como o maravilhoso Gelmerbahn, um funicular super inclinado que sobe de costas até um dos lagos mais bonitos da Suíça, o Gelmersee.

As cidades se transformam nessa época, assim como as pessoas que se planejam para passar a maior parte do dia dentro ou às margens dos lagos e rios. Confira esse artigo sobre Zurique no Verão e dicas do que fazer em Lugano no verão.

que epoca viajar para a suiça dicas
Foto tirada por Renata Autran – Trilha para o Glaciar Corbassiére em Julho de 2021

Nesse ano de 2021 o verão não veio com força em Julho e está chovendo bastante, até mesmo causando problemas de inundação de algumas cidades, mas normalmente não chove tanto assim.

Suíça em Agosto

Assim como julho, Agosto é uma das melhores épocas para viajar para a Suíça. Além das possibilidades de nadar nos lagos ou rios, esse é um excelente mês para fazer um passeio de barco. Recomendo o passeio de barco de Brunnen até Flüelen pelo Lago de Lucerne e o passeio pelos lagos de Thun e Brienz que podem ser feitos no mesmo dia na região de Interlaken.

Suiça em Agosto dicas
Trilha até o Lago Grauseeli na Montanha Schilthorn acima de Lauterbrunnen

Para quem visita a Suíça no verão e se pergunta se é possível ver neve, saiba que sim. Em algumas montanhas de alta altitude há neve o ano todo como no topo da Titlis próximo a Lucerne e no Jungfraujoch. Ou seja, viajando em Agosto pela Suíça você pode ter um pouco de tudo e curtir diferentes experiências. Realmente é um dos meus meses favoritos por aqui e um dos que considero melhores para uma viagem pelo país.

suiça em agosto dicas
Cidade de Lucerne em Agosto de 2014

Para quem quer uma dica de lugar para nadar na Suíça em Agosto recomendo uma visita pelo Vale Verzasca, um local incrível na região italiana do país com um rio de cor verde esmeralda, mas esteja preparado para encontrar muitos turistas por lá.

Suíça em Setembro

Setembro é um dos melhores meses para viajar pela Suíça principalmente na primeira e segunda semana do mês. Isso porque o clima ainda é muito bom, com temperaturas mais amenas do que Julho e Agosto, mas ainda com dias ensolarados e relativamente longos. Com exceção de esportes de inverno, todas as atividades são possíveis nesse mês

Suiça em Setembro dicas
Lago Gelmersee em Setembro de 2015

Setembro é o começo do Outono na Suíça, uma das épocas em que o país fica ainda mais lindo, mas normalmente as cores começarão a aparecer mais o final do mês ou em Outubro. Leia mais sobre o Outono na Suíça aqui.

Por ser uma época depois das férias, o mês de Setembro é considerado baixa temporada e é possível encontrar acomodações com melhores preços pois não há tantos turistas como nos dois meses anteriores.

Se você é fã de Queen e Freddie Mercury, esse é um excelente mês para visitar a cidade de Montreux na Suíça que foi muito importante para ele. Até hoje todos os anos há celebrações em comemoração ao seu aniversário em 5 de Setembro.

Suiça em Setembro o que fazer
No Jungfraujoch Top of Europe em Setembro de 2020

Em relação a trilhas,Setembro é um mês perfeito. Eu fiz uma trilha sensacional nesse mês para conhecer os Lagos Jöriseen em Davos.

Considere Setembro no topo da sua lista de possibilidades como melhor época para viajar para a Suíça.

Suíça em Outubro

Outubro é a melhor época para viajar para a Suíça se você é um grande fã do Outono. Nesse mês você vai poder apreciar as paisagens coloridas de Outono no seu auge. As temperaturas começam a cair ao máximo de 20 graus e pode ser que neve no alto de algumas montanhas.

suiça em outubro passeios
Lago Bachalpsee na Montanha First acima de Grindelwald em Outubro de 2015

Ainda é possível fazer muitas trilhas mas com roupas mais adequadas para um clima de meia estação e de preferência evitando lugares de muita altitude.

Foi em Outubro quando visitei um dos Lagos mais bonitos da Suíça e consegui vê-lo em seu esplendor com as paisagens douradas: o Lago Palpuogna na região de Graubünden. Essa região Fica belíssima durante o Outono e você pode visitá-la a partir de um bate e volta de Zurique até a cidade de St.Moritz, por exemplo num caminho de trem espetacular.

Suiça em outubro o que fazer
Lago de St.Moritz em Outubro de 2020

Caso planeje visitar a Suíça em Outubro coloque no seu roteiro uma passagem por Lavaux, terraços de vinhedos que são Patrimônio da Unesco e ficam belíssimos no Outono.

Em Outubro os passos alpinos começam a fechar em razão da proximidade com o Inverno e alguns bondinhos e funiculares podem finalizar a temporada ou fechar para manutenção de algumas semanas.

Suíça em Novembro

Se há um mês que não recomendo viajar para a Suíça esse é Novembro. Há vários motivos para isso, e saiba que a cada ano as estações podem mudar um pouco como vem acontecendo. Porém, geralmente nesse mês a Suíça não é tão atrativa como em outros meses. Leia mais sobre viajar para a Suíça em Novembro aqui.

Trilha de Fronalpstock até Klingestock na Montanha Stoos em Novembro de 2017

Além do clima não ser dos melhores com temperaturas bem próximas do inverno entre 2 a 7 graus, Novembro é considerada como época de manutenção. Vários funiculares e bondinhos estão fechados. Uma das rotas de trem panorâmicos mais famosas da Suíça, o Glacier Express também não funciona em Novembro.

Outro problema de Novembro é que já é bem frio mas não há neve ainda, com exceção de algumas montanhas ou vilas de alta altitude. Quanto e a maioria dos resorts de esqui estão se preparando para abrir.

É em Novembro também que uma névoa se instala sobre as cidades e pode ser que as paisagens fiquem encobertas por grande parte do dia.

Cidade de Zug em Novembro de 2015

Pessoalmente acredito que se você tem a flexibilidade de adiar ou adiantar a sua viagem pela Suíça para outro mês você deve fazê-lo. Mas caso não seja possível, opte por se hospedar nas cidades principais como Zurique e Genebra.

Suíça em Dezembro

Se Novembro é um mês um tanto depressivo por aqui na Suíça, Dezembro muda isso totalmente. Isso porque é o mês do Natal e época de celebrações e eventos por conta disso. A tradição dos mercados de Natal é bem forte na Suíça e é uma delícia passear por eles. Não apenas para apreciar a decoração mas também para aproveitar para beber vinho quente e comer pratos típicos de inverno. Veja aqui quais são os principais mercados de Natal na Suíça.

Suiça em Dezembro o que fazer
No alto da Montanha Gornergrat em Zermatt em Dezembro de 2020

Uma cidade que fica maravilhosa em dezembro é Zurique com diversos mercados de natal e outras atrações. Confira aqui algumas das atrações dos Natais passados. Realmente é uma época mágica para visitar a Suíça e curtir o frio. Mas saiba que pode ser que não neve, mesmo no Natal, pelo menos nas cidades.

Ano passado passei o Natal na cidade de Zermatt e foi uma experiência incrível. Deu para curtir bastante neve e ver a cidade toda de branco.

o que fazer na suiça em dezembro
Cidade de Zug em Dezembro de 2014

Espero que este artigo tenha te ajudado a decidir qual a melhor época para viajar para a Suíça.

Mais de Monique Bianchi

Rheinfalls: as Cataratas do Reno na Suiça

As Cataratas do Reno ou Rheinfalls são uma excelente ideia de passeio...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *