Passeio de barco no Lago de Lucerne – de Brunnen a Flüelen

barco de brunnen a fluelen suiça

Fazer um dos passeios de barco pelo Lago Vierwaldstätersee ( Lago de Lucerne) é uma experiência imperdível na Suíça como já contei aqui nesse outro artigo. São várias rotas e a minha favorita é essa que faz o percurso a partir da cidade de Brunnen no Cantão Schwyz até a cidade de Flüelen, no Cantão de Uri. Nesse artigo você vai descobrir porque considero um passeio de barco de Brunnen a Flüelen um passeio inesquecível.

O ponto de partida: a charmosa cidade de Brunnen

O lago Vierwaldstätersee é um lago muito especial na Suíça com diversas cidades charmosas às suas margens e paisagens impressionantes dos Alpes e montanhas da região. Uma dessas cidades se chama Brunnen que é o ponto de partida desse passeio.

A pequena cidade possui uma posição privilegiada no lago de Lucerne com uma vista surpreendente dos Alpes e montanhas da região. É considerada também um destino de férias, afinal fica numa região conhecida como Riviera de Lucerne, onde se encontra muitos Hotels e Spas.

Brunnen possui fácil acesso e fica apenas a 45 minutos de trem a partir da cidade de Lucerne. O porto da cidade pode ser alcançado por uma caminhada leve a partir da estação de trem em 15 minutos.

Ao lado do porto se encontram vários cafés e restaurantes que são uma excelente ideia para curtir o visual do lago enquanto o barco não chega.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Uma rota histórica

Um dos motivos que acho esse percurso de barco um dos melhores pelo Lago de Lucerne é o fato dele concentrar alguns lugares históricos na Suíça. Um deles é a montanha Rütli que teria sido o local onde a Suíça, antiga Confederação Helvética, teria se formado em 1291. É ali que se inicia uma trilha bem tradicional chamada de O Caminho da Suíça ( Weg der Schweiz).

lago de lucerne Suiça
tellskapelle lago de lucerne

Outro lugar é a Capela Tell ( Tellskapelle), uma pequena capela às margens do lago e que leva o nome do herói suíço William Tell por ter sido o local onde supostamente ele teria escapado do governador austríaco Hermann Gessler ao saltar de um barco como conta a lenda. Essa capela fica em uma baía na cidade de Sisikon e é uma graça com afrescos em seu interior que retratam a lenda desse herói suíço.

Além desses dois lugares relacionados a história da Suíça, nesse passeio de barco é possível apreciar a incrível e importante estrada Axenstrasse construída entre montanhas em 1865 e que liga o cantão Schwyz ao cantão de Uri.

suiça passeios de barco

Um lago azul turquesa e passagem formada por fiordes

Sim, essa parte do Lago de Lucerne possui as paisagens mais dramáticas na minha opinião. Além do lago ganhar uma tonalidade especial mais azul, a paisagem impressiona com fiordes e penhascos, os quais passamos muito perto com o barco.

A chegada a cidade de Bauen também é bem especial e rende fotos maravilhosas.

A rota e suas paradas

Durante a ida, a partir de Brunnen, essas são as paradas:

  • Rütli
  • Bauen
  • Isleten – Isenthal
  • Flüelen

Se optar por fazer o passeio no sentido contrário as paradas mudam um pouco ( depende do dia e do barco) portanto confirme a rota sempre no site oficial da companhia de barcos de Lucerne.

  • Flüelen
  • Tellsplate
  • Sisikon
  • Rütli
  • Brunnen

Se tiver tempo recomendo fazer o passeio de ida e volta para apreciar o máximo das paisagens mas caso não dê volte de trem a partir de Flüelen.

cidade de bauen lago de lucerne
A charmosa cidade de Bauen

Para quem tem realmente tempo disponível e quiser fazer uma parada, recomendo a cidade de Bauen que apesar de pequena é muito bonita e ainda possui um restaurante muito bom, o Zwyssighaus.

Se for durante o Verão, você pode praticamente descer em qualquer parada e aproveitar para nadar em alguma das badis (clubes públicos com estrutura para nadar no lago).

Duração do percurso

Esse passeio de barco tem a duração de 44 minutos a 1 hora, dependendo do barco que está fazendo o trajeto. Normalmente essa rota é operada por tradicionais barcos a vapor renovados e que dão um charme a mais ao passeio mas eu também já fiz o passeio com um barco super moderno e que possuía até mesmo uma piscina para refrescar os pés.

Quanto custa

Apenas um dos trechos de ida ou volta custa atualmente CHF 21 na segunda classe.

Quem tem o Swiss Travel Pass faz esse passeio de graça!

passeio de barco suiça

Continue o passeio

Se você se planejar bem, ao chegar em Flüelen, você pode pegar o trem panorâmico Gotthard Panorama Express e ir para a cidade de Lugano na parte italiana da Suíça

Separe um tempo no seu roteiro de viagem para fazer esse passeio e garanto que não se arrependerá.

Mais de Monique Bianchi

6 mirantes em Lucerne para ver a cidade do alto

A cidade de Lucerne é uma das mais lindas e apaixonantes da...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.