Passeio de barco no Lago de Lucerne – de Brunnen a Flüelen

barco de brunnen a fluelen suiça

Fazer um dos passeios de barco pelo Lago Vierwaldstätersee ( Lago de Lucerne) é uma experiência imperdível na Suíça como já contei aqui nesse outro artigo. São várias rotas e a minha favorita é essa que faz o percurso a partir da cidade de Brunnen no Cantão Schwyz até a cidade de Flüelen, no Cantão de Uri. Nesse artigo você vai descobrir porque considero um passeio de barco de Brunnen a Flüelen um passeio inesquecível.

O ponto de partida: a charmosa cidade de Brunnen

O lago Vierwaldstätersee é um lago muito especial na Suíça com diversas cidades charmosas às suas margens e paisagens impressionantes dos Alpes e montanhas da região. Uma dessas cidades se chama Brunnen que é o ponto de partida desse passeio.

A pequena cidade possui uma posição privilegiada no lago de Lucerne com uma vista surpreendente dos Alpes e montanhas da região. É considerada também um destino de férias, afinal fica numa região conhecida como Riviera de Lucerne, onde se encontra muitos Hotels e Spas.

Brunnen possui fácil acesso e fica apenas a 45 minutos de trem a partir da cidade de Lucerne. O porto da cidade pode ser alcançado por uma caminhada leve a partir da estação de trem em 15 minutos.

Ao lado do porto se encontram vários cafés e restaurantes que são uma excelente ideia para curtir o visual do lago enquanto o barco não chega.

Uma rota histórica

Um dos motivos que acho esse percurso de barco um dos melhores pelo Lago de Lucerne é o fato dele concentrar alguns lugares históricos na Suíça. Um deles é a montanha Rütli que teria sido o local onde a Suíça, antiga Confederação Helvética, teria se formado em 1291. É ali que se inicia uma trilha bem tradicional chamada de O Caminho da Suíça ( Weg der Schweiz).

lago de lucerne Suiça
tellskapelle lago de lucerne

Outro lugar é a Capela Tell ( Tellskapelle), uma pequena capela às margens do lago e que leva o nome do herói suíço William Tell por ter sido o local onde supostamente ele teria escapado do governador austríaco Hermann Gessler ao saltar de um barco como conta a lenda. Essa capela fica em uma baía na cidade de Sisikon e é uma graça com afrescos em seu interior que retratam a lenda desse herói suíço.

Além desses dois lugares relacionados a história da Suíça, nesse passeio de barco é possível apreciar a incrível e importante estrada Axenstrasse construída entre montanhas em 1865 e que liga o cantão Schwyz ao cantão de Uri.

suiça passeios de barco

Um lago azul turquesa e passagem formada por fiordes

Sim, essa parte do Lago de Lucerne possui as paisagens mais dramáticas na minha opinião. Além do lago ganhar uma tonalidade especial mais azul, a paisagem impressiona com fiordes e penhascos, os quais passamos muito perto com o barco.

A chegada a cidade de Bauen também é bem especial e rende fotos maravilhosas.

A rota e suas paradas

Durante a ida, a partir de Brunnen, essas são as paradas:

  • Rütli
  • Bauen
  • Isleten – Isenthal
  • Flüelen

Se optar por fazer o passeio no sentido contrário as paradas mudam um pouco ( depende do dia e do barco) portanto confirme a rota sempre no site oficial da companhia de barcos de Lucerne.

  • Flüelen
  • Tellsplate
  • Sisikon
  • Rütli
  • Brunnen

Se tiver tempo recomendo fazer o passeio de ida e volta para apreciar o máximo das paisagens mas caso não dê volte de trem a partir de Flüelen.

cidade de bauen lago de lucerne
A charmosa cidade de Bauen

Para quem tem realmente tempo disponível e quiser fazer uma parada, recomendo a cidade de Bauen que apesar de pequena é muito bonita e ainda possui um restaurante muito bom, o Zwyssighaus.

Se for durante o Verão, você pode praticamente descer em qualquer parada e aproveitar para nadar em alguma das badis (clubes públicos com estrutura para nadar no lago).

Duração do percurso

Esse passeio de barco tem a duração de 44 minutos a 1 hora, dependendo do barco que está fazendo o trajeto. Normalmente essa rota é operada por tradicionais barcos a vapor renovados e que dão um charme a mais ao passeio mas eu também já fiz o passeio com um barco super moderno e que possuía até mesmo uma piscina para refrescar os pés.

Quanto custa

Apenas um dos trechos de ida ou volta custa atualmente CHF 21 na segunda classe.

Quem tem o Swiss Travel Pass faz esse passeio de graça!

passeio de barco suiça

Continue o passeio

Se você se planejar bem, ao chegar em Flüelen, você pode pegar o trem panorâmico Gotthard Panorama Express e ir para a cidade de Lugano na parte italiana da Suíça

Separe um tempo no seu roteiro de viagem para fazer esse passeio e garanto que não se arrependerá.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Roteiros Personalizados | Tours Privativos

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

A incrível Mesquita Azul em Istambul

Istambul não é a capital da Turquia atualmente, mas bem que poderia...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *