Roteiro de viagem: 10 dias em Zakynthos e Lefkada

dica de roteiro zakynthos e lefkada

10 dias em Zakynthos e Lefkada: o que visitei nas 2 ilhas

Ao pensar em ilhas gregas, normalmente vem à mente as famosas Mykonos e Santorini que fazem parte das ilhas Cíclades no mar Egeu e que são indiscutivelmente algumas das maiores atrações turísticas pelo país. Contudo, a Grécia é um país que oferece centenas de possibilidades em se tratando de destinos paradisíacos, e neste quesito as ilhas jônicas vêm ganhando espaço e se tornando referência. Conto nesse post como foi meu roteiro de 10 dias em Zakynthos e Lefkada

As ilhas jônicas foram o motivo dessa minha segunda viagem à Grécia!!! As duas ilhas escolhidas para esta vaigem foram Zakynthos e Lefkada! Mas afinal quais são as ilhas jônicas e onde elas se localizam?

Bom, as ilhas jônicas são um conjunto de ilhas localizadas no mar jônico na costa ocidental da Grécia, relativamente próximo à Itália. São 7 ilhas principais: Corfu, Kefalonia, Zakynthos, Lefkada, Ithaca, Paxos e Kythira.

Leia também:

Dicas de como chegar a Zakynthos. via avião ou ferry boat, a partir de Atenas, outras ilhas, ou outras cidades européias

ilhas jonicas grecia mapa
As ilhas jônicas na parte pintada em amarelo e as ilhas Cíclades em verde.

Dentre essas 7 ilhas, a de Zakynthos acabou se tornando a mais famosa graças à incrível praia Navagio Beach, também chamada de Shipwreck, com a qual você provavelmente já deve ter se deparado em revistas de viagem ou pela internet.

praia-navagio-em-zakynthos
A incrível praia de Navagio vista de um mirante!

Sem dúvidas afirmo que essa praia foi inclusive a minha motivação inicial em planejar uma viagem pelas ilhas jônicas.

Cerca de meio milhão de turistas visitam Zakynthos todo verão, muitos em busca da vibe festeira que rola em Láganas, mas a parte norte da ilha é muito tranquila e ainda intocada por clubs e esse turismo desenfreado.

Por que escolhi Zakynthos e Lefkada?

Para essa minha primeira viagem pelas ilhas jônicas escolhi conhecer Zakynthos e Lefkada.

Não tem como não dizer que a praia Navagio Beach Shipwreck foi a minha maior motivação para conhecer a ilha de Zakynthos, mas agora posso te afirmar que a ilha tem outras praias lindíssmas também.

 

porto_katsiki_lefkada

 

Lefkada apareceu quando vi fotos da praia Porto Katsiki e Egremni, praias que já foram consideradas as mais belas da Europa e entre as mais lindas do mundo. Então, tive certeza que deveria incluir essa ilha no roteiro.

Confesso que minha ideia inicial era visitar Zakynthos e Cefalônia, principalmente por conta da Melissani Cave, mas pela quantidade de dias e a minha decisão de usar um carro alugado como transporte principal, Lefkada foi a escolhida.

Recomendo pesquisar e comparar o preço de aluguel de carro na RentalCars que mostra os melhores preços de locadoras mais confiáveis como Hertz e Avis.

Minha rota pelas ilhas jônicas Zakynthos e Lefkada

Compartilho abaixo um mini infográfico ilustrando o meu roteiro pelas 2  ilhas jônicas nesses 10 dias.

roteiro de viagem ilhas jônicas

Primeira parte do roteiro – de Atenas a Lefkada

Meu ponto de partida foi Zurique, de onde pegamos o voo em direção à Atenas. Chegamos lá logo após o almoço e no aeroporto pegamos o carro que alugamos previamente.

De Atenas dirigimos até Lefkada. Sim, isso é possível graças a uma ponte que liga a ilha ao continente!

Sao cerca de 400km, e a estrada está passando por obras, então demoramos mais de 5 horas para chegar até a ilha. Mesmo saindo razoavelmente cedo de Atenas ( 3 da tarde ) acabamos chegando na ilha de Lefkada depois do escurecer, o que não é uma das melhores ideias, já que as estradas na ilha são um pouco caóticas.

Em Lefkada passamos 5 dias e 4 noites. Tempo ideal para visitarmos 3 vezes a sensacional Porto Katsiki, e as não menos incríveis, Egremni Beach e Agyofili, entre outras.

Lefkada me impressionou muito pela cor do mar, pela beleza das praias e por ser ainda uma ilha que tem muito a crescer em questão de infraestrutura e possibilidades turísticas.

10 dias em zakynthos e lefkada

Onde se hospedar em Lefkada

Vasiliki foi a minha região escolhida como base para me hospedar em Lefkada, mas também gostei bastante de Agios Ioannis  e Agios Nikitas, uma vilinha mais próxima do centro de Lefkada e ponto de partida para a linda praia Milos.

Ficamos hospedados no hotel Katerina Lefkada, em frente à praia Ponti que é famosa por ser ponto de prática para Windusrfing. A praia não possui a beleza estonteante das maiores atrações da ilha, mas também é bonita e a vila de Vasiliki pode ser pequena mas tem seu charme e além de tudo é um dos pontos mais perto para explorar a praia de Porto Katsiki e Egremni além da linda praia Agiofili.

O Hotel Katerina Lefkada é um hotel simples, familiar e com ótimo preço mas confesso que escolheria outro numa próxima vez, para ter um pouco mais de conforto. O quarto era grande e arejado, limpo diariamente, roupas de cama e de banho trocadas diariamente e possuía uma sacada de frente para a praia além de piscina.  Na minha opinião, o custo-benefício, a localização e as avaliações no Booking.com nde o hotel possui uma nota de 9,2 foram as principais razões dessa escolha, até porque quando reservei o hotel, a um mês antes da viagem, as opções já estavam restritas.

Outras opçoes de hoteis em Lefkada que recomendaria:

Em Vasiliki

Em Agios Ioannis ou nas proximidades

praia-egremni

Mais opções de hotéis em Lefkada você vê nesse link. Outra regiao para considerar em relaçao a hospedagem é Nydri.

Segunda parte do roteiro: de Lefkada a Zakynthos

Quando chegou a hora de irmos para Zakynthos, dirigimos de Lefkada (Vasiliki)  até o porto de Kyllini, num percurso de mais de 200 km, que fizemos tranquilamente em 2 horas.

É desse porto que saem os ferries em direção a Zakynthos e Cefalônia.

Confesso que não planejamos muito bem os horários, mas tivemos sorte de chegar lá bem na hora que um ferry estava partindo.

Foi o tempo de pararmos no quiosque para comprar os bilhetes, colocar o carro dentro do ferry e embarcar.

A travessia de Kyllini até Zakynthos levou cerca de 1h15m.

O preço para duas pessoas e mais o carro era cerca de 40 euros, mas havia uma promoção comprando ida e volta  por 60 euros e acabamos fazendo isso, o que foi um erro. Conto a seguir porquê…

Dica: Veja horários dos ferries e valores nos sites oficiais:

1 – http://kefalonianlines.com/

2- http://www.levanteferries.com/

A viagem no ferry foi bem confortável e passou rápido.

Segundos antes de me jogar no mar azul de uma das Blue Caves! ? #Bluecaves #Zakynthos #ilhasjônicas

Ein von Monique Bianchi (@blogmejogueinomundo) gepostetes Foto am

Ao desembarcamos em Zakynthos pegamos o carro e dirigimos até a parte norte da ilha, que escolhemos como nossa base para hospedagem, próximo a vila e porto Agio Nikolaos ( ótimas opções de hospedagem também) em uma região chamada de Skinari. Dirigimos cerca de 1 hora por estradas com vistas exuberantes mas cheias de curva e bem estreitas.

Em Zakynthos ficamos 5 dias e 4 noites, tempo que achei o suficiente para explorar com calma as maiores belezas da ilha como a praia de Navagio Beach, a qual fomos de barco 2 vezes, e ao mirante 2 vezes também, às diferentes e especiais praias de Porto Vromi, Porto Roxa e Porto limnionas, às fantásticas Blue Caves, a região de Kampi, e à ilha de Marathonisi, conhecida como ponto de preservação de tartarugas.

Onde se hospedar em Zakynthos

Nosso hotel escolhido foi o Lithies Studios, que foi ótimo em todos os aspectos e superior ao hotel que reservamos em Lefkada.

Eu estava pensando primeiramente em reservar hospedagem ali perto mesmo, no Hotel Potamitis Brothers que possui verdadeiros moinhos de vento transformados em acomodação. Vi a indicação no theGuardian e os preços eram ótimos, mas acabei me decidindo pelo Lithies Studios por achar o quarto mais espaçoso e a resenha da Fabi do Loucos por Viagem e do Guilherme do Quero Viajar Mais, que também ficaram hospedados por lá, me inspiraram.

Outras recomendações de hotéis em Zakynthos:

Na parte norte da ilha, próximo à vila Agios Nikolaos de onde sai o ferry para Cefalônia:

Terceira parte do roteiro: de Zakynthos a Athenas 

Dirigimos do nosso hotel até o porto de Zakynthos e chegando lá descobrimos que o ferry o qual nós já havíamos comprado o ticket ( que estava em promoção, se comprasse ida e volta) havia partido cerca de 10 minutos antes. Sim, falha nossa que esquecemos de olhar os horários da companhia de ferry e que no caso o próximo ferry partiria apenas 4 horas depois.

Decidimos então comprar novamente tickets da outra empresa Levante Ferries, que partiria em 30 minutos. No final acabamos gastando mais, mas o erro foi nosso de não ter se programado com relação aos horários. Por isso, digo que foi um erro comprar ida e volta, mesmo que o preço tivesse sido menor, mas no nosso caso, o barato saiu caro…

Fomos de ferry até Kyllini, num trajeto de cerca de 1h, o qual nem sentimos pois o ferry possuiu vários ambientes e wifi free, que nos deixou entretidos durante o tempo de viagem.

Quando chegou a hora de desembarcamos, pegamos nosso carrinho companheiro de viagem e dirigimos até Atenas. O trajeto de cerca de 300 km fizemos em um pouco mais de 3h.

Em Atenas, fomos até o centro histórico na região onde fica a Acrópoles, onde escolhemos um hotel para ficar hospedado por uma noite.

 

Onde se hospedar em Atenas

Escolhemos o hotel Divani Palace, que fica praticamente ao lado da Acrópole. Esse foi o principal motivo já que teríamos apenas um dia por lá e gostaria de revisitar alguns lugares que me marcaram na minha primeira viagem à Atenas!

O hotel Divani Palace é classificado como 5 estrelas, mas peca em alguns detalhes, como a decoração meio old fashion. Mas pelo menos não era tão caro quanto a maioria dos outros hotéis na região e o café da manhã era muito bom!

Outro hotel bem bacana e que recomendaria é o Melia Athens que fica nas proximidades da Acrópole, não tão perto quanto o Divani mas no último andar o bar e restaurante oferece uma excelente vista do famoso Templo de Partenon.

Já se você quer se hospedar perto do aeroporto recomendo o Sofitel Athens no qual me hospedei recentemente e é uma excelente opção se seu voo chega tarde ou sai bem cedo no dia seguinte. Basta atravessar a rua para embarcar no aeroporto.

Na minha primeira ida a Atenas fiquei ali pertinho só que num hostel, o Athens Backpackers que também fica bem localizado, perto da Acrópole e do lado de uma estação de metro, mas me lembro de um episódio com bedbugs, então eu recomendaria outro que parece ser muito melhor: o City Circus Athens, que fica perto dali, mas na região de Thission, do lado da estação de metrô Monastiraki.

Nesse 1 dia que ficamos em Atenas, visitamos a Acrópole e o museu da Acrópole e fomos jantar em Plaka, no mesmo restaurante que havia comido há 5 anos… Sim, recomendo!

Quarta e final parte da viagem: de Atenas a Zurique

Chegada a hora de partir, fizemos o check -out em nosso hotel e dirigimos até o Aeroporto de Atenas, cerca de 40 minutos dali do centro histórico. Devolvemos o carro e fomos fazer o check-in do nosso voo de volta a Zurique.

Essencial dizer o quão o carro foi importante em nossa viagem! Se não o tivéssemos alugado, teríamos ficado limitados a serviços de ônibus com horários precários e não teríamos conhecido todos os lugares pelos quais passamos. Recomendo muito alugar um carro em uma viagem pelas ilhas jônicas.

Esse foi o meu roteiro dessa viagem de 10 dias por Zakynthos e Lefkada e espero que sirva de inspiração para você montar o seu próprio roteiro por essas ilhas fantásticas.

dica de roteiro zakynthos e lefkada

Mais de Monique Bianchi

Goldenpass: trem panorâmico de Lucerne a Montreux

Post atualizado em 08.08.2019 O Goldenpass é uma das clássicas rotas de trens...
Leia Mais

12 Comments

  • Monique, obrigada pelas dicas, o blog é excelente!
    Vou para a Grécia em Junho e ficarei 12 dias por lá. A princípio pensei em ir em Santorini e Miconos. Porém, ao pesquisar mais, estou pensando em trocar por Lefkada, Kefalonia e Zakynthos.
    Nunca fui para a Grécia, estou indo com meu marido e nosso foco são praias gostosas e belas paisagens. Gostaria de uma opinião sua se vale a pena essa troca.
    Obrigada!

    • Olá Verônica tudo bem? Bom, na minha opinião as praias das ilhas jônicas (Zakynthos, Lefkada e Cefalônia) são infinitamente mais bonitas do que as famosas Mykonos e Santorini. Outra vantagem são os precos que sao menores com certeza, mas se você imagina a Grécia com aquelas casinhas brancas e moinhos de vento, daí Mykonos e Santorini cumprem mais esse papel. As cidades são lindas e ~e normalmente a imagem que temos da Grécia na cabeça. Com certeza sai bem mais caro, mas acho que tb vale a pena. Eu gostei dos 2 estilos e acho que se complementam. De repente vale a pena passar 9 dias entre Zakynthos e Cefalonia e ao inves de Lefkada, pegar um aviao e ir pra Santorini para conhecer. Apenas uma sugestao. Um abraço e espero que curta a Grécia que é maravilhosa

  • Incrível seus posts, muita informação, sensacional parabéns e obrigado .
    Quero ir passar a lua de mel nessa ilha, mas eu quero acampar, sabe dizer se podemos enfiar nessas montanhas aí e armar uma barraca ? Obrigado

    • Olá Sérgio, tudo bem´
      Existem campings por lá sim, acredito que não seja permitido acampar em qualquer praia sem autorizaçao. Procura por campings Zakynthos no Google que vc irá encontrar várias opções. Abraços!

  • Olá Monique, adorei seu relato! Que período que vc foi? Já ouviu falar de furacões em outubro?
    Super obrigada por ter compartilhado as dicas!

    • Oi Suzana tudo bem? Eu já fui em agosto e setembro pra Zakytnhos. A maioria dos hoteis fecha já nas 2 últimas semanas de setembro porque o tempo realmente muda. Recomendo evitar outubro e ir em setembro por ser uma época mais vazia do que Julho e Agosto, mas geralmente com tempo ainda bom. Abraços

  • Monique, eu sou universitaire e vou fazer um intercâmbio na turquia. Queria aproveitar para ir p a grécia por uns dias, 5 ou 6, para passar o ano novo. Qual lugar você me indicaria para ir e a um custo mais baixo porque estou indo com dinheiro contado.
    Aguardo ansiosa suas dicas
    =)

    • Oi Juliana, ano novo na Grécia? A maioria das ilhas estará´”fechada” devido ao tempo. É inverno e não há turismo local então as ilhas ficam bem vazias. Realmente não sei te informar se isso acontece em todas as ilhas, mas o tempo não estará nada bom.

      Abs

  • Oi Monique! Adorei o seu relato, estou planejando minha lua de mel na Grécia. Antes tinha pensado em ir para as ilhas jónicas de avião, mas gostei da sua ideia de ir de carro (adoro viajar assim). Você achou cansativo? Ou foi tranquilo esse trajeto entre atenas e as ilhas?

    A volta, você tem que retornar para Lefkada né? O trajeto todo saindo de Zakinthos até Atenas demorou quanto tempo? Você lembra? Outra coisa, a questão do gasto com combustível, você tem uma ideia de quanto gastou nesse período?

    Obrigada

    • Oi Julia, tudo bem? As ilhas jônicas são sensacionais! Ir de avião seria mais fácil mas não ha muitas conexões e voos diretos para lá, então acho que vale à pena sim fazer uma roadtrip. Confesso que no inìcio da viagem achei cansativo mas a volta foi muito tranquila, e na verdade o caminho de Atenas até o porto de onde se pega o barco até as ilhas nem é tao longo assim. Levamos 3h acho pq estava em obras. Vc nao precisa ir pra Lefkada, mas sim para Kylini como comentei aqui no post. Infelizmente nao lembro gastos com gasolina mas nao foi muito! Espero ter ajudado, abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *