Tudo sobre a praia Navagio – a praia do navio encalhado na Grécia

dicas praia navagio

Uma praia isolada rodeada por falésias de calcário com água cristalina de um tom azul de doer os olhos e um navio encalhado são as características da praia Navagio ou Shipwreck, a praia mais famosa da Grécia atualmente.

Localizada na ilha grega Zakynthos, a Navagio Beach é considerada uma das praias mais lindas do mundo e eu posso dizer que é verdade. Eu inclusive, gostei tanto de lá que repeti a viagem e iria novamente!

praia navagio-grecia

Ver ao vivo essa praia impressiona e te faz esquecer todas as dúvidas e desconfiança de que as fotos em revistas, Instagram e blogs fossem manipuladas.A beleza peculiar dessa praia supera as expectativas.O único problema é a concentração de turistas, mas darei uma dica ao longo do post para evitar ao máximo a multidão.

Nesse post conto um pouco mais sobre a Navagio Beach e dou todas as dicas de como chegar ao mirante e a esta praia na Grécia que acabou virando sonho de consumo para todo viajante.

Leia também meu post com um roteiro de viagem de 10 dias pelas ilhas de Zakynthos e Lefkada

Onde fica a praia Navagio ou Shipwreck e por que ela possui esse nome?

A praia Navagio fica localizada na parte noroeste da ilha de Zakynthos, uma das ilhas jônicas na Grécia que possuem esse nome por serem banhadas pelo mar jônico que é na verdade uma parte do mar Mediterrâneo. Essa parte do oceano possui um tom de azul que impressiona. A praia Navagio e outras famosas pelas ilhas jônicas como a Porto Katsiki em Lefkada e a Myrtos Beach em Cefalônia são prova disso.

mapa ilha zakynthos

Para saber as melhores formas de chegar até à ilha de Zakynthos saindo de Atenas ou de outras cidades européias, as companhias aéreas que voam para a ilha ou como chegar de carro e ferry boat acesse esse post onde compilei todas essas informações.

De acordo com a Wikipedia o nome verdadeiro da praia é Agios Georgios mas desde 1980 quando um navio acabou encalhado por lá a praia ganhou os nomes Navagio ou Shipwreck. Desde então vem atraindo turistas do mundo todo.

praia navagio shipwreck

A história popular por trás do navio chamado de MV Panagiotis que acabou encalhado na praia Navagio é um pouco suspeita, pois dizem que teria sido um navio de contrabando de cigarro, mulheres e vinho. Mau tempo e uma falha mecânica parecem ter sido a causa do naufrágio e na época os moradores da ilha consideraram um desastre ambiental, porém mal imaginavam que isso acabaria gerando um grande interesse e oportunidades para o turismo na ilha.

Navagio Beach: Mirante e a praia

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é que o mirante e a praia são acessados de formas diferentes e não é possível chegar de um ao outro. Explico melhor a seguir.

Como chegar ao mirante da praia Navagio

O famoso mirante de onde as mais fabulosas fotos da praia Navagio são tiradas é acessado por uma estrada na parte norte da ilha e a forma mais prática de chegar até lá é com um quadriciclo ou carro alugado.

Partindo do porto de São Nicolas, em Agios Nikolaos, são 14 km, que levam em média 25 ou 30 minutos para serem percorridos. Caso você não planeje alugar um veìculo, táxi pode ser uma opção, mas não faço a ideia de valores. De qualquer forma, recomendaria sair da porte norte da ilha, como Agios Nicolaos onde fica o porto de San Nicolas.

Chegando no local do mirante, há estacionamento e algumas barraquinhas e trailers vendendo lanches e bebidas além de alguns doces gregos. Basta andar uns 2 minutos e você enxergará a plataforma de onde se consegue ter a vista da famosa praia Navagio. A plataforma acaba sendo bem disputada mas ela não é o melhor lugar para fotos panorâmicas. De qualquer forma, recomendo levar um pau de selfie para conseguir tirar sua foto com a famosa praia.

mirante praia navagio

Seguindo uma pequena trilha pelo lado direito é possível encontrar um lugar melhor para tirar a famosa foto com a Navagio Beach. É preciso tomar cuidado ao caminhar sobre as falésias e sinceramente acho que as pessoas se arriscam muito para ter a selfie perfeita. Tanto é que pelo caminho havia muitas faixas interditando alguns lugares mais perigosos onde há risco de deslizamento. Confesso que fiquei satisfeita com a foto da praia e acabei não indo muito longe para ter a selfie, mas que a vista ali de cima é linda isso é.

Como chegar à praia Navagio Shipwreck + Blue Caves

A praia Navagio só pode ser acessada via barcos. Não há trilhas ou estrada que conecta o mirante à praia. A única forma de chegar até a praia sem ser de barco é saltando de paraquedas e aliás o lugar acabou se tornando reconhecido para a prática de basejumping, onde os paraquedistas se jogam dos penhascos para abrir logo em seguida seus paraquedas e pousar na praia Navagio.

passeios navagio beach

Mas voltando aos seres humanos normais, é preciso de um barco para chegar até à praia Navagio e ver o navio encalhado de pertinho. Há passeios de barco saindo de todos os cantos da ilha para a Navagio mas abaixo dou as melhores dicas para aproveitar ao máximo essa visita!

Dica: Escolha um passeio que saia da parte norte da ilha!

Basicamente as três melhores opções são no Porto São Nicolas em Agios Nicolaos, na praia Porto Vromi ou em Skinari, perto de onde há um farol. Todas essas localizações você acha no GPS ou Google Maps facilmente.

Dica: Faça o download do mapa de Zakynthos no Google Maps e use o GPS offline!

O fato de já sair da parte norte da ilha é que você levará bem menos tempo para chegar até a Navagio Beach e terá mais tempo para aproveitar a praia. Além disso, a maioria desses tours inclui também paradas nas chamadas Blue Caves ao longo do caminho que são verdadeiras piscinas azuis dentro de cavernas ao longo da costa.

como chegar praia navagio

Minhas experiências chegando à praia Navagio – passeio de barco a partir de Skinari

Na primeira vez que fui a praia Navagio Beach escolhi fazer o tour de barco que saía de Skinari, pertinho de onde eu estava hospedada na ilha, no Hotel Lithies, o que foi perfeito.

O tour começou em um barco pequeno com fundo de vidro pelas cavernas azuis da região.

Fomos em 4 pessoas. Foi bem exclusivo e com direito a parada para nadar em uma das cavernas. Eu fui a única a me jogar do barco na ocasião. Voltamos com o barco até o local da partida e de lá seguimos em um barco maior com cerca de 10 pessoas até a Navagio. Levamos cerca de 30 minutos para chegar até lá e tivemos 1 hora para curtir a praia.

praia navagio navio encalhado grecia

Entre chegadas e partidas de outros barcos tivemos a praia Navagio em alguns momentos apenas para nosso grupo o que foi perfeito.

Atenção! Dizem para tomar cuidado ao entrar no barco encalhado, principalmente onde se localizava a sala das máquinas porque pode haver uma concentração de amianto, um mineral que é prejudicial à saúde.

Minhas experiências chegando à praia Navagio – passeio de barco a partir de Porto Vromi

Na mesma viagem resolvemos voltar à praia Navagio e dessa vez resolvemos testar um passeio saindo a partir de Porto Vromi que é uma praia diferente mas linda.

Como Porto Vromi está mais próximo da Navagio, chegamos mais rapidamente e acabamos tendo mais tempo por lá. Se não me engano tivemos 1h30 para curtir a praia. Outro ponto positivo é que o passeio saindo de Porto Vromi passa por outras cavernas azuis diferentes das que conheci no primeiro passeio, e na minha opinião são mais bonitas. Tivemos inclusive, mais paradas para nadar e curtir essas piscinas de água cristalina.

praia navagio zakynthos

Em resumo, esse foi o melhor passeio na minha opinião, fora que você consegue fazer duas praias lindíssimas no mesmo dia. Você pode curtir a Porto Vromi antes ou depois de voltar do passeio!

Minhas experiências chegando à praia Navagio – alugando um barco e chegando por conta própria

Sim meus amigos, nessa minha segunda vez visitando Zakynthos, resolvemos fazer algo diferente e alugamos um barco com a ideia de ir até a Navagio Beach.

alugar barco em zakynthos

A princípio não achei a ideia  plausível afinal eu e o marido nunca tínhamos tido experiência com barcos, mas dada a facilidade de aluguel do barco sem necessidade de uma licença específica e experiência (!) resolvemos arriscar,rs.

O que posso dizer é que tudo correu perfeitamente e até agora não acredito que chegamos até lá por nossa conta. Pudemos curtir a praia de boa ao nosso tempo e esperar alguns barcos maiores partirem para aproveitar a praia com mais tranquilidade.

Mais detalhes contarei em breve em outro post, mas posso dizer que valeu super à pena e estando em um grupo de 3 a 5 pessoas acaba saindo bem barato e é possível visitar várias cavernas azuis ou praias pequenas e isoladas ao longo da costa bem perto da Navagio Beach.

Melhor época para visitar a praia Navagio

Conversando com a dona do hotel Lithies onde me hospedei em Zakynthos, ela me disse que a temporada de visitas na ilha vai do final de abril ao final de setembro que é inclusive o período em que o hotel fica aberto.

Veja uma lista com opções de hotéis para se hospedar em Zakynthos e para quem pretende visitar a praia Navagio.

Na primeira vez que visitei Zakynthos fui em setembro e na segunda vez no ápice do verão em Agosto.  Confesso não ter sentido tanta diferença mas há sim mais turistas durante os meses de Julho e Agosto, época que a praia Navagio estará indiscutivelmente lotada. Recomendaria visitar a ilha em Setembro ou em Junho, evitando as férias escolares e o ápice de ocupação da ilha, mas onde o tempo também estará bom.

Bom, essas foram as minhas dicas sobre a famosa praia Navagio e espero que você consiga visitá-la e que ela supere também as suas expectativas, como superou as minhas.

Alguma dica ou algo a acrescentar? Seria legal ter o seu comentário por aqui

dicas praia navagio

Mais de Monique Bianchi

Éfesos – A casa da Virgem Maria

Após visitarmos o sítio arqueológico de Éfesos e o Templo de Artêmis,...
Leia Mais

16 Comments

• Olá Munique!!
    Gostaria de acrescentar que não é mais permitido entrar no barco naufragado, inclusive tem até um ‘guarda ‘por lá. Tb gostaria de avisar que comprarmos o tour pela internet, pagamos €30,00, quando chegamos tivemos que pagar mais €20,00 para chegar até o porto. Depois percebemos que essa taxa de 20,00 não era necessário pagar. mesmo assim, a praia é maravilhosa e o passeio simplesmente mágico.
    Abs.

• Oi Angela! Ah obrigada pela atualização! Bom saber! Na época mesmo achei bem arriscado, aquele barco velho todo enferrujado e a galera se pendurando para fotos rs. Melhor do lado de fora mesmo! A praia é sim maravilhosa mas agora não entendi pq fizeram vcs pagarem a mais mesmo já com o passeio comprado…

Obrigad apelo comentário!

Beijos

• Boa noite Monique.
    Parabéns pelo blog e dicas.
    Pretendo ir agora em maio a Grécia.
    Quero conhecer Atenas,Santorini,Mykonos e claro a Navagio Beach.
    Estou totalmente perdida com a lojistica !!!
    Pela sua experiência por onde começo e qual a ordem vc faria nesse meu roteiro do que quero conhecer ??
    Muito obrigada e parabéns!!!

• Olá Adriane tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog! Bom, eu fiz esse roteior em 2 viagens diferentes. Eu estou por fora das conexões de ferry oferecidas de e para a ilha zakynthos mas pelo que me lembro é mais facil pegar um voo de lá para Santorini ou Mykonos ( fazem conexao em Atenas) e depois transitar de uma ilha a outra de ferry. Dei uma olhada agora simulando voos em julho e havia opcões com bons preços. Vc pode começar por Atena sou deixar para o final depois das ilhas. Daí de repente vale a pena começar de Atenas a Zakynthos de aviao e de la para Santorini e de Lá ferry para Mykonos e aviao de volta para Atenas. Espero que ajude. Abraços

• Oi, parabéns pelo blog!

Estou indo para Zakynthos final de julho e gostaria de saber quais os valores médios dos passeios… Pretendo sair de Porto Vromi, mas também fiquei interessada em ir por conta como você fez.
    Outra coisa, qual o melhor horário para pegar sol na praia (acho que as fotos ficam melhores)??

Obrigada!

• Oi Paola, tudo bem?

Infelizmente nao me recordo quanto paguei nesses passeios, mas se te consola, o preço é meio que tableado por lá. Acho que o ideal é de tarde depois das 2, porque antes fica a sombra da falésia na praia! Abraços

• Ola Monique.
    Vou pra Zakynthos em Setembro e vejo que tem muita informação pela internet sobre a ilha e confesso que estou um pouco receosa ahahha
    Vou sozinha e não quero deixa passar esse passeio.

Esses passeios de barco se compra na hora? Como funciona? Qual o preço? Onde eu procuro por isso?
    To com medo de não conseguir me achar lá. É tanta coisa que eu estou lendo que fico ate confusa ahahahah

• Monique, e sobre o aluguel do barco que voces mesmo foram dirigindo? Queria saber mais informacoes… nao precisa mesmo de experiencia e nenhum treinamento antes? Como voces conseguiram se localizar? Qual valor?

• Olá Monique, muitos parabéns por este fantástico post. Estive há alguns anos na Grécia, mas ainda não tive oportunidade de conhecer Zakynthos e adorei o seu relato. Só não gostei de ver tanta gente na praia, mas imagino que no verão seja sempre assim. Grande abraço e boas viagens.

• Olá Monique, faltam 15 dias para a minha viagem e seu post ainda me deixou mais entusiasmada 🙂
    Vou tentar ir na altura que não tenha tantos barcos grandes, notou qual as horas que tem menos pessoas na praia Navagio?
    Obrigada e Boas viagens
    Ana

• Que legal Ana, espero que curta muito Zakynthos e a Navagio.
      Acredito que de manhã, nos primeiros horários do passeio, porque assim os barcos menores que saem da parte norte da ilha chegam mais cedo e enquanto isso vc pode curtir até os barcos maiores chegarem mas é bem relativo isso na verdade. De qualquer forma, opte por passeios me que consegue ficar mais tempo na praia assim poderá aproveitar o tempo entre a partida e a chegada de um barco maior.