Grand Bazaar em Istambul

grand bazaar istambul

O Grand Bazaar em Istambul é também um dos principais passeios pela cidade!

Também conhecido como Kapaliçarsi, o Grand Bazaar é um mercado coberto com mais de 4000 lojas, sendo um dos mais antigos e mercados cobertos do mundo!

Uma das duvidas mais comuns é saber o que comprar no Grand Bazaar. Bom, a variedade de lojas é grande e existe de tudo um pouco, entre tapetes, jóias, artesanato, objetos de decoração como luminárias,especiarias e pashminas, muitas pashminas para delírio da mulherada!

Fachada do Grand Bazaar

De acordo com a Wikipedia é provavelmente o maior mercado cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönüdistrito de Fatih. Realmente é bem antigo pois já existe desde a época Bizantina e um passeio que teoricamente seria apenas para compras acaba se tornando um túnel de vota ao tempo!

Se seu hotel està em Sultanahmet ou Sirkeci é bem fácil chegar até o Grand Bazar andando, mas também é possível chegar atè là de tram!

grand bazaar istambul

Quando chegamos no Grand Bazaar percebemos que a maioria das lojas ficam organizadas por segmento e são realmente bem parecidas, então é fácil de se perder ou de achar que o local não é tão grande assim, pois dá a impressão às vezes de estar andando em círculos!

Deixamos esta ida ao Grand Bazaar estrategicamente para nosso penúltimo  dia em Istambul pois já tínhamos planejado gastar algumas liras turcas lá e voltar com algumas sacolas e mais coisas para tentar colocar nas malas que já estavam totalmente estufadas e só cresciam a cada parada.  Na verdade fomos objetivas, ficando apenas cerca de 1hora ou 1h30 e nem compramos tantas coisas mas conseguimos colocar nossos conhecimentos de barganhar em uso e com isso bons descontos! Não tem jeito, a arte de comprar na Turquia envolve o pechinchar e até que foi legal e divertido pois os vendedores são realmente umas figuras!

Apesar de termos achado que o assédio seria maior, cada vez que passávamos por um corredor, éramos chamadas e atraídas pelos vendedores que sempre adivinhavam que éramos brasileiras! Sempre! Sem ao menos nos ouvir falar português e falavam algumas palavras em português e às vezes arriscavam um Hola que tal, achando que no Brasil também se fala espanhol, mas claro, tudo isso faz parte das táticas de venda e para atrair os clientes para as lojas. Como já disse em outros posts, achamos o povo turco em geral bem alegre e receptivo e uma ida ao Grand Bazaar nos permite entrar mais em contato com um pouco dessa cultura dos turcos.

Entre os itens que compramos estavam pashminas é claro, muitas delas, de várias cores e estampas. Não dá para resistir mas não pagamos mais de 40 liras por cada uma, isso porque em uma das lojas o preço inicial era 200 liras! É, então o conselho é: Nunca compre pelo primeiro preço e não se mostre tão interessada na compra, porque os turcos são rápidos e já vão colocando na sacola o item que você está perguntando o preço.

grand bazaar istambul

compras grand bazaar istambul

Não resisti e comprei uma mini lâmpada decorada artesanalmente e um narguilé, mesmo sabendo que não havia mais nem um centímetro na minha mala, mas não queria voltar para São Paulo sem um legítimo narguilé turco!

compras grand bazaar istambul

visita grand bazaar istambul
Narguilés de todos os tamanhos e cores

Dá para passar horas andando pelo Grand Bazaar e comprando, mas era nosso último dia em Istambul e ainda precisávamos voltar ao hotel e tentar arrumar espaço nas malas, algo totalmente difícil pois já havia comprado outras coisas que estavam ocupando todo  o espaço como 6 caixas de doce turco e um conjunto de chá de maçã e 2 copinhos que são uma gracinha! Não poderia voltar também sem trazer o cházinho de maça que me conquistou!

Conjunto de copinhos para tomar o legítimo e saboroso chá turco! Tem como resistir?

Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

Mais de Monique Bianchi

A Incrível Fazenda do Rio do Peixe – Parte 1 – Araras

Continuando a saga de posts de Bonito, hoje eu vou falar de...
Leia Mais

9 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *