Eguisheim na Alsácia, uma das vilas mais lindas da França

eguisheim alsacia frança

Eguisheim é uma vila medieval na Alsácia Francesa que eu já estava planejando conhecer há tempos desde minha primeira visita a Colmar.

Escolhida em 2003 como a Vila mais bonita da França Eguisheim faz jus ao prêmio e é uma agradável surpresa! A cidade possui apenas 1850 habitantes (sortudos) e fica numa região produtora de vinho com mais de 330 hectares de vinhedos. A famosa rota do vinho da Alsácia passa por lá e essa é uma das mais lindas vilas para ser visitada.

 

eguisheim dicas roteiro

 

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Seguindo o charme das cidades da Alsácia, Eguisheim possui uma arquitetura peculiar, com ruas estreitas e circulares preenchidas com casas de madeira coloridas decoradas com diversos arranjos florais e fontes d’agua. Vendo uma foto de cima dá pra entender melhor essa questão das ruas circulares! Desde 1985 a cidade recebe vários prêmios pela decoração floral das casas!

 

dicas roteiro alsacia frança

dicas alsacia eguisheim

 

A vila é pequena mas cheia de detalhes  e o ideal é se perder pelas ruazinhas e explorar ao máximo sua atmosfera histórica e peculiar.A sensação de estar caminhando em um cenário de filme ou de livros de contos de fadas é inevitável. Ainda mais se você visitar durante a semana quando não há muitos turistas e as ruas ficam praticamente vazias.

O que ver em Eguisheim

Além de caminhar sem rumo pelas ruelas dessa simpática e interessante aldeia, aproveite para apreciar a gastronomia local da Alsácia em um dos restaurantes na cidade e claro, não deixe de experimentar o vinho regional.

vila eguisheim rota do vinho alsacia

eguisheim vinho alsacia

Durante a caminhada pela vila você irá ver:

  • Um pequeno castelo do século VIII, onde nasceu o Papa St Leo IX ( 1002 -1054)

 

  • Capela de St Leo onde relíquias do Papa St Leo IX estão conservadas. Fica ao lado do castelo

 

  • Fonte de St Leo localizada logo à frente do castelo e da capela de St Leo é uma das fontes mais lindas da cidade, datada de 1834 com capacidade para 80.000 litros, uma das maiores fontes da Alsácia.

 

  • Fonte do Mercado (1557), classificado como monumento histórico

 

  • Exemplo único de arquitetura civil e militar do século XV com ruas estreitas alinhadas com casas de enxaimel em torno das antigas muralhas

 

  • Os Três Castelos, na colina Schlossberg chamados: Weckmund, Wahlenbourg (ambos do século 11) e Dagsbourg do século 12. Veja mais aqui

 

  • Igreja de São Pedro e São Paulo, também considerada monumento histórico
eguisheim rota do vinho alsacia
Fonte St Leo e logo atrás a capela e o castelo onde o papa nasceu

 

fonte vila eguisheim alsacia
Fonte St Leo no detalhe – Eguisheim

 

Além desses pontos, há outras fontes d’água espalhadas pela cidade e as ruas e casas são também uma atração à parte. Abaixo a minha rua favorita, que também deve ser a de muita gente pela quantidade de fotos existentes na internet e no Instagram.

 

alsacia francesa dicas
A rua que mais gostei de Eguisheim – linda vila francesa na regiao da Alsácia

A cegonha é o animal símbolo da Alsácia e é muito comum ver estes pássaros por lá, inclusive eu vi um ninho acima da Igreja de São Pedro. Por conta disso existem tantos souvenir no formato de cegonha!

eguisheim alsacia dicas

Como chegar em Eguisheim

Eguisheim fica localizada no coração da Alsácia, uma região da França que faz fronteira com a Alemanha e a Suíça. Uma das formas mais fáceis de se chegar até lá é utilizando o Euroaeroporto de Basel e então alugar um carro ou utilizar o serviço de trem.

Abaixo a distância média das principais cidades européias até Eguisheim :

Colmar : 7 km                                             Londres : 800 km
Mulhouse : 40 km                                      Berlin : 828 km
Strasbourg : 80 km                                    Genebra : 324 km
Paris : 559 km                                             Milào : 399 km
Luxembourg : 299 km                               Amsterdam : 700 km
Lyon : 403 km                                             Bruxellas : 501 km

De carro

Uma das formas mais fáceis de se explorar a Alsácia realmente é de carro. São muitas cidadezinhas e a distância entre elas é pequena. Estando de carro é possível visitar mais de uma em um dia só ou montar base em uma e aproveitar o dia para conhecer outras. Outra opção é fazer um bate e volta saindo da Suíça por exemplo.

Eu mesma sempre recomendo a passagem pela região da Alsácia para quem está na Suíça. Uma excelente opção é montar base na cidade de Basel, a Basiléia que faz fronteira com a França e assim uma sugestão é alugar carro na Suiça para fazer um bate e volta na Alsácia ou passar alguns dias por lá e retornar à Suíça para pegar o voo de volta.Se você for alugar um carro na Suíça leia aqui tudo o que você precisa saber para dirigir pelo país.

Para aluguel de carro recomendo a RentalCars.

De trem

A estação mais próxima de Eguisheim é Colmar localizada a 7km. De lá você pode pegar um ônibus, conforme abaixo ou pegar um táxi:

Transports KUNEGEL / Line 208
Website: http://www.l-k.fr/fr/kun_horaire.htm
Download the timetable

Taxi
A2T Alsace Transports Tourisme
+33 (0)6 243 243 65
contact@a2t-alsace.fr
www.a2t-alsace.fr

Para pesquisa e compra de passes de trem na França e toda a Europa utilize o site da Rail Europe.

Outros passeios pela região

  • Visita guiada aos vinhedos da região próxima a Eguisheim Existe um tour gratuito organizado pelo turismo local aos sábados de junho a setembro. Veja mais informações aqui. (disponível em inglês e francês)

 

  • Veja opções de trilhas para serem feitas a pé ou de bike aqui.

 

  • Rota de vinho da Alsácia: Eguisheim é apenas uma das cidades pelas quais passa a famosa rota do vinho da Alsácia. Veja mapa abaixo. Algumas cidades recomendadas para a visita são: Strasburgo, Colmar, Ribeauvillé, Riquewihr, Kayserberg. Colmar é uma excelente base para a viagem.

 

rota do vinho na alsacia

 

 

  • Diversos museus e monumentos históricos. Veja aqui uma lista com os museus e monumentos da região da Alsácia.

 

Na Alemanha

  • Europark – localizado a 50km da Alsácia o Europark é um parque de diversões bem popular

 

  • Friburgo a apenas 1 hora de carro

 

  • Stuttgart – cerca de 2h30

Na Suiça

 

  • Rheinfelden – cerca de 1 hora

 

Hospedagem em Eguisheim

Apesar de ser uma pequena vila ,Eguisheim possui boas opções de hospedagem. Verifique aqui com o Booking.com.

A cidade de Colmar é mais indicada para hospedagem por ser maior e por facilitar a visita a demais vilas da Alsácia. Veja aqui opções de hospedagem em Colmar.

Outra ideia é se hospedar também na cidade de Strasburgo. Veja aqui opções de hospedagem nessa cidade.

Planejando a sua viagem pela Alsácia

dicas o que visitar alsacia

 

Uma das primeiras coisas é: “Não se esqueça de contratar um Seguro Viagem/Saúde!” É extremamente importante, assim como em toda a Europa, devido ao Tratado de Schengen e claro, para evitar imprevistos. Como já contei aqui no Blog, o investimento com um seguro viagem é considerado baixo em relação às despesas que teria de desembolsar em caso de alguma urgência ou necessidade de atendimento médico fora do país. Indicamos a Mondial Seguros, a qual fechou uma parceria com o blog e oferece aos leitores 15% de desconto. Clique aqui para pegar o código de desconto e fazer a sua cotação.

468x60 (2)

 

 

Normalmente quem visita a região da Alsácia aluga um carro aproveitando para vir ou ir de outros países da Europa. Ou opta por alugar um carro na região apenas para rodar por lá e voltar à Europa utilizando o serviço de trens. Faça sua pesquisa de passes de trem diretamente no site da Rail Europe.

Mais de Monique Bianchi

1 ano morando fora do Brasil

Hoje, dia 7 de Janeiro, faz exatamente 1 ano que deixei o...
Leia Mais

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *