Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

Nos dias 12 e 13 de novembro tive a honra de participar do IIIEEBB, o encontro europeu de blogueiros brasileiros, e que aconteceu em Berlim! Mas, do que exatamente se trata esse encontro e o que rola por lá, explico nesse artigo!

O QUE É O EEBB e como fiquei sabendo do evento?

O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (EEBB) surgiu em 2014, pela iniciativa da blogueira Cristina Rosa do blog Sol de Barcelona. Lá em Barcelona, 16 blogueiros se reuniram e desvirtualizaram as relações, além de trocar experiências profissionais com os blogs. Rapidamente a ideia foi aderida pela Rita do blog o Porto Encanta que tratou de organizar a segunda edição deste evento no ano seguinte, na cidade de Porto, em Portugal, onde o grupo de blogueiros passou a 43 participantes. (encontrei o resumo desses dados no blog O Porto Encanta).

Foi durante essa edição de 2015 que tomei conhecimento sobre o evento, pois era justamente a época em que estava me estabilizando à nova vida na Suíça e que estava voltando às atividades com o blog depois de uma temporada na Austrália. Acompanhei muito do encontro pelas redes sociais e também entendi melhor sobre ele graças à Juliana do blog Eu ando pelo mundo, que mora em Zurique e compareceu à esta edição do evento, me contando depois detalhes do mesmo. Foi ela, inclusive, que me informou sobre a edição 2016 em Berlim. Desde então, não tive dúvidas para me inscrever, comprar as passagens e embarcar para essa experiência.

encontro europeu de blogueiros brasileiros em berlim
Foto: Felipe Minnicelli – 60 blogueiros brasileiros reunidos em Berlim

O IIIEEBB – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

A terceira edição do EEBB em Berlim foi organizada pela Nicole e Pacelli do blog Agenda Berlim e pela Cláudia Boemmels do Brasileiros Mundo Afora.

Durante um final de semana eles conseguiram organizar atividades para 60 blogueiros vindos de todos os cantos da Europa e posso dizer que eles fizeram um trabalho fabuloso e que excedeu as minhas expectativas. Eles conseguiram apoio de diversos parceiros para que esse encontro virasse realidade, o que mostrou mais uma vez, que as empresas estão valorizando os blogs como plataforma de conteúdo e potencial de alcance.

encontro europeu de blogueiros brasileiros em berlim
Os organizadores do evento Foto: Felipe Minnicelli

O que rolou no IIIEEBB?

A programação para o final de semana foi intensa e na verdade se estendeu para aqueles que chegaram antes na cidade ou que optaram por ficar um dia a mais. As atividades principais foram:

Happy Hour na Mikrobrauerei do The Circus Hostel Berlin

Aconteceu na sexta-feira como atividade oficial de abertura e boas vindas aos blogueiros ao evento! Rolou até distribuição de vouchers para drinks e sorteio de brindes, mas pena que cheguei um pouco depois, porém foi uma boa oportunidade para quebrar o gelo e começar a conhecer alguns dos blogueiros participantes do evento.

No mesmo dia, durante a tarde, rolou também um passeio guiado com o casal de organizadores do EEBB, Nicole e Pacelli pelo bairro de Kreuzberg e os blogueiros que chegaram antes à Berlim aproveitaram a oportunidade.

Eu e a Renata, do blog As viagens da Rê  que também mora na Suíça, dividimos um quarto duplo no the Circus Hostel, e gostamos bastante do local!

alterada-134-de-372
Foto: Felipe Minnicelli – #TeamSuíça: Blogueiras representantes da Suíça no EEBB Berlim

Sábado de palestras com sede na Microsoft Berlim

Sábado foi um dia intenso com muita troca de conhecimento e uma das melhores oportunidades de trocar figurinhas com os outros participantes entre uma pausa e outra com café e bolo entre as palestras, além de um almoço sensacional oferecido pela empresa GetYourGuide. Detalhe é que a Microsoft Berlim cedeu uma sala de conferência durante o dia todo para este evento!

As palestras que rolaram foram:

• “Profissionalização do blog” com Daniel Duclos do Ducs Amsterdam
  • Boas vindas do órgão de turismo de Berlim “visitBerlin”
  • “SEO” com Erick Weicker do Blog EuroDicas
  • “Produção de conteúdo” com Priscila Roque e Rafael Boro do Blog Cultuga
  • “Realização de projetos com parcerias” com Juliana Guimarães do blog Eu ando pelo Mundo e Rita Branco do blog o Porto encanta
  • Rodada de discussão sobre redes sociais com várias blogueiras(Isa Discacciati, Camilian Siqueira, Letícia Diethelm, Suzana Paquete, Gisele Almeida e moderação de Rode Veiga-Pfeifer)

Boas vindas e Jantar no Hotel Scandic Berlim Postdamer Platz

Fomos recepcionados pelo responsável de ecommerce do Hotel Scandic PostDammer platz em Berlim, que foi super simpático e esteve presente durante toda a noite, na recepção de boas vindas com vinho e jantar oferecido pelo Hotel aos blogueiros.

O jantar foi fabuloso e houve até um momento para sorteio e distribuição de brindes dos parceiros e de outros blogueiros.

As fotos oficiais do evento foram feitas pelo talentoso fotógrafo Felipe Minnicelli que aliás também faz uma sessão fotográfica profissional em Berlim. Não tive tempo dessa vez, mas quando eu voltar, vou querer fazer !

Foi uma noite muito bacana, mas antes de voltarmos ao hostel eu, a Renata do As viagens da Rê e a Raquel do Praga Bohemia resolvemos dar uma passadinha em frente ao Portão de Brandeburgo para conferir de perto um dos símbolos da cidade iluminado durante a noite!

Vista panorâmica de Berlim no Panorama Punkt

O domingo foi um dia mais relax e para muitos, incluindo eu, o dia de despedida da cidade e do evento EEBB.

O dia começou com um passeio ao Panorama Punkt, que é o terraço de um prédio de 20 andares  localizado na Postdammer platz, e pudemos observar a cidade de Berlim do alto. O passeio foi uma cortesia do hotel Scandic Berlim com o próprio Panorama Punkt.

Tivemos sorte com o clima e pegamos um céu azul contrastando com as cores lindas de outono! Aproveitamos também para conhecer a cafeteria que fica lá no topo e apreciar alguma bebidinha com uma excelente vista da cidade.

Passeios guiados por Berlim

Após o passeio panorâmico, o grupo de blogueiros se dividiu. Alguns foram com o Pacelli em um tour histórico guiado pelo centro de Berlim, e outros foram com a Nicole em outro tour guiado pelos os bairros de Prenzlauer Berg e antigo bairro judeu.

Como era minha primeira vez na cidade, eu acabei indo conhecer o East Side Gallery, um memorial e galeria aberta onde se localiza o muro de Berlim, e a Juliana e Renata me acompanharam! Acabamos passando também por uma parte do bairro Kreuzberg, onde fizemos praticamente uma sessão de fotos de Outono! Achamos um restaurante mexicano por lá para o almoço e essa foi a minha despedida oficial de Berlim, antes de me dirigir ao aeroporto e pegar o voo de volta a Zurique.

Falando em passeios guiados em Berlim, com certeza vale muito à pena fazer um dos roteiros que o casal do Agenda Berlim oferece.

Foto: Renata Autran – Eu e a Ju passeando pelo East Side Gallery em Berlim

O que achei do evento?

O IIIEEBB em Berlim foi a minha primeira participação no evento e saí com uma boa impressão positiva! Em questão de conteúdo, achei relevante e mesclado direcionado tanto a blogueiros iniciantes ou em fase de profissionalização, e com bastante espaço para interação, afinal sempre temos muito a aprender com a troca de conhecimento.

A escolha dos parceiros não poderia ter sido melhor e a recepção que tivemos foi sem palavras. Deu para perceber que atualmente, os blogueiros estão tendo o seu trabalho mais reconhecido e que há muitas oportunidades no mercado para quem se organizar, tiver foco e dedicação, e principalmente não desistir frente a alguns percalços no caminho.

Assim como outros eventos e encontros de blogueiros que já participei, o que fica são os contatos e as afinidades descobertas com outros participantes, e os insights que tivemos dessa troca toda de experiências que fazem a cabeça borbulhar de tantas ideias de projetos e melhorias que queremos realizar em nossos próprios blogs.

Agradecimentos à organização

Sem dúvidas foi um excelente evento e super bem organizado pela Nicole e Pacelli do blog Agenda Berlim e pela Cláudia Boemmels do Brasileiros Mundo Afora, que foram responsáveis por todo o contato com os parceiros, a curadoria de conteúdo para as palestras e muito mais surpreendendo todos os 60 blogueiros presentes no evento!

Quando será o próximo EEBB?

Já está decidido e a quarta edição do EEBB será realizado em Paris, com organização da Renata do Direto de Paris e Martinha do Viajoteca.

Nos vemos por lá!

encontro europeu de blogueiros de viagem em berlim
Foto: Felipe Minnicelli

Patrocinadores do III EEBB:
Scandic Berlin Potsdamer Platz | visitBerlin | Microsoft Berlin | GetYourGuide

Blogs participantes do III EEBB:
Agenda Berlim | Almost Locals | Ana de Amsterdam! | Aqueles que viajam | As viagens da Re | Backpackingalone | Barcelona emociona | Blog Brazuka | Brasileiros Mundo Afora | Catalogo de viagens | Claudias Welt | Conexão Berlim | Cultuga | De Café por Barcelona | Destino Munique | Direto de Paris | Ducs Amsterdam | Em Roma | Entre duas culturas | Eu Ando Pelo Mundo | Euro Dicas | femmevolatil | Grossa, eu?! | Guia de Roma | Italia per Amore | Ká.entre.nós | Ligado em Viagem | Londres com crianças | Londres Pra Você | Manaria Araujo | Maria De Lux | Me Joguei no Mundo | Milão nas mãos | No mundo da Paula | o Porto encanta | Praga Boemia | Rumo a Lisboa | Rumo a Madrid | Sete Mil Km | Sol de Barcelona | SOSViagem | That Good Trip | Trend Tips | Trupe da Trip | Turista Fulltime | Um casal na Alemanha | Viagem Hamburgo | Viagem Jovem | Viajando por Aí | Viajar pela Europa | Viajoteca | Viva Toscana | Viva Viena | Vou para a Alemanha

Mais de Monique Bianchi

Hospedagem Istambul: escolhas econômicas

Considero Istambul uma cidade econômica, mas é claro que tudo depende do...