Descobertas no caminho de Hvar à Dubrovnik – Humac e Ston

humac croácia

Como já contei aqui, minha viagem pela Croácia foi feita praticamente 100% de carro. Eu e as meninas que me acompanharam na viagem alugamos um carro em Zagreb e fomos dirigindo em direção ao sul do país. ( Recomendo o site Rentalcars para aluguel de carro)

Quando estávamos em Split, pegamos a balsa para ir à ilha de Hvar e pagamos muito mais caro pelo fato de estar com carro. Lá na ilha mesmo nem usamos o carro, ele ficou estacionado, mas quando precisamos ir para Dubrovnik, ele foi muito útil.

Antes de sairmos em direção à Dubrovnik conversamos com o senhor Luka, dono do Hostel Luka’s lodge, (super recomendo, como contei aqui) na ilha e ele nos deu várias dicas.

sucuraj hvar

A primeira delas foi em relação à balsa. Como falei antes, pagamos cerca de 370 kunas ao invés de apenas 42 kunas, pelo fato de embarcar o carro na balsa de Split a Hvar, mas ao invés de voltarmos por esse caminho ele nos indicou dirigir até o porto de Sucuraj e de la pegar uma outra balsa que leva à Drvenik e de lá pegar uma estrada que dá acesso à Dubrovnik. Aparentemente o caminho se torna um pouco mais longo e passa pela fronteira com a Bósnia, daí a ideia de muita pessoas de incluírem o país no roteiro, mas as paisagens são incríveis e valem muito à pena o percurso, além de que pagamos muito menos para embarcar o carro na balsa!

mapa ilha hvar

Todo este percurso, sem contabilizar o tempo perdido esperando a próxima balsa gira em torno de 3 horas e meia a 4 horas. Mas ultimamente nos relatos que ando lendo, como a Croácia está mais famosa que nunca, esse tempo pode dobrar!

As demais dicas foram passar em 2 cidades pelo caminho. A primeira delas localizada em Hvar chama-se Humac! Na verdade se trata de uma aldeia desabitada, bem antiga, com casas simples feitas de pedra! Mas o mais interessante é o fato de que esta vila está a 350m acima do mar e é possível ter uma vista incrível!

humac croácia

humac croácia

A vila é habitada de tempos em tempos por pessoas que moram em Vrisnik, mas serve mais como um ponto de parada para serviços de lavoura. Outro fato interessante por lá é a existência de uma taverna chamado Konoba Humac. Quando passei por lá o local estava aberto,mas não havia pessoas por lá (estranho), mas o que pude perceber é que comer em uma daquelas mesinhas de pedra permite uma vista sensacional ainda mais se for durante o sunset.

Depois de atravessarmos a balsa (ufa) em direção à Dubrovnik nossa próxima parada foi a cidade de Ston, uma pequena cidade fundada no século XIV que guarda um segredo especial: a muralha que cerca a cidade é a segunda mais longa do mundo, depois da muralha da China! Engraçado, porque a cidade não está no pólo turístico da Croácia e provavelmente você nunca ouviu falar de sua existência, assim como eu antes de pisar por lá.

muralhas ston croácia

ston croácia muralhas
Infelizmente não tive tempo de subir nas muralhas, que deve ser um passeio incrível. A cidade de Ston também possui outra particularidade, é famosa por fazendas de ostras e então foi a nossa parada para almoço, quer dizer, para as meninas que me acompanhavam na viagem pelo menos, porque eu não sou muito chegada em frutos do mar.

O que pude perceber é que a Croácia apesar de ser um país pequeno, tem muito a ser explorado e uma viagem apenas não é suficiente. Espero poder voltar com mais tempo para rever tudo que amei e encontrar novos destinos por lá!

Veja abaixo dicas de passeios e excursões para conehcer o melhor da Croácia:

Veja todos os posts que já escrevi sobre este país:

  • Meu Roteiro de 9 dias pela Croácia passando pelos Lagos Plitvice, Zagreb, Zadar, Split, Hvar, Bol e Dubrovnik : Inspire-se com fotos e informações dessas lindas cidades da Croàcia, as quais escolhi para visitar na minha viagem pelo país. Nesse post também dou uma previa de como foi a logística entre essas cidades.
  • Informaçoes sobre a Croácia para ajudar a montar o seu Roteiro pelo Paìs: Conheça mais sobre esse incrível país, suas regiões, clima característico, melhor época para ir ao país, um pouco da història e cultura da Croacia, Informaçoes sobre Visto e Logîstica, como circular pelo país.
  • Informações sobre Hospedagem na Croacia: Listei todos os locais em que me hospedei durante a minha viagem para a Croacia e dou as dicas das melhores formas de encontrar hotéis com bons preços por là, reservando antecipadamente.
  • Como, onde e quanto custa alugar um carro na Croacia: Conto aqui o procedimento que fiz para aluguel de carro na Croacia, quanto custou e conto alguns dos pontos positivos e negativos dessa escolha, além de alguns causos que aconteceram percorrendo o país.
  • Zagreb, a capital da Croácia : saiba o que visitar na cidade que pode ser a porta de entrada ou saìda do paìs.
  • Os Lagos Plitvice: com certeza um dos melhores pontos turísticos da Croàcia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice possui vàrias fotos em sites da web naquelas listas de lugares que você precisa conhecer antes de morrer e eles não estão exagerando. Foi um dos lugares mais lindo em que estive! Neste post conto como chegar atée là, melhores épocas para se visitar, as opções disponíveis de trilhas a percorrer dentro do parque é gigante e também dicas de onde se hospedar para aproveitar melhor o passeio.
  • Zadar: Essa cidadezinha possui algo muito especial e tem se tornado cada vez mais turística por isso. Hà um orgao gigante que é tocado pelas ondas do mar fazendo música ! Ao lado hà um painel solar que fica todo iluminado durante a noite. Além disso a cidade é uma graça e porta de entrada para belíssimas praias.
  • Split e o Palàcio de Diocleciano: também é um dos lugares mais visitados pela Croacia, principalmente por ser o ponto de partida para diversas ilhas como Hvar!
  • A Ilha de Hvar: Um post com fotos e informações dessa ilha encantadora da Croàcia. Como chegar até là, quais são os atrativos da ilha, quanto custa o ferry de Split atée là e qual a melhor época do ano para visitar.
  • Hvar: os melhores bares e baladas da ilha. A ilha de Hvar é bem famosa pela sua nightlife e atrai muitos jovens por isso, em busca de festa e diversão. Conheça nesse post os melhores points para curtir a ilha.
  • Hvar: o passeio pelo forte e muralhas. Para quem quer ter uma vista incrível da ilha esse é o passeio.
  • Hvar: o passeio pelas ilhas Pakleni. Um dos melhores boat tours para quem quer curtir lindas praias em Hvar. Veja fotos e se inspire!
  • Zlatni Rat em Bol é uma das praias mais incríveis da Croàcia. Certamente você já deve ter visto alguma foto dela entre as praias mais lindas do mundo. Fiz um bate-volta de Hvar até lá e recomendo fortemente!
  • Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriàtico. Dicas de atrações a visitar.
  • Passeio pelas muralhas de Dubrovnik: uma das melhores formas de visualizar a cidade do alto. As muralhas são o símbolo de Dubrovnik e com certeza deve fazer parte de seu roteiro pela cidade ainda mais se você é fà da série Game of Thrones que utilizou as paisagens de Dubrovnik como cenário.
  • Passeio de Cable Car em Dubrovnik:  Um passeio incrível para ter uma vista aérea da cidade e das muralhas de Dubrovnik. Um belo local para apreciar o pôr do sol na cidade.
  • Ilha de Lokrum: essa ilha bem próxima de Dubrovnik é um dos principais passeios saídos da cidade e vale muito à pena. Conheça os atrativos que ela oferece.
  • Ilhas Elafite: outro popular passeio saindo de Dubrovnik para quem quer ver lindas praias.
  • Esportes Radicais na Croacia: um post com as opções de esportes para quem busca aventura na Croácia
Mais de Monique Bianchi

Duty Free em Puerto Iguazu: Compras na Argentina

Em uma viagem a Foz do Iguaçu, um dos objetivos com certeza...
Leia Mais

3 Comments

  • Olá Monique, tudo bem?
    Posso tirar uma dúvida com você? Meu namorado e eu estamos planejando ir para Croacia de Londres de avião (via Split airport) este setembro e estou pensando em alugar um carro para andar pela Croácia e também pelas ilhas (via balsa). É muito complicado dirigir por lá? E para estacionar, principalmente nas cidades grandes como Zagreb, é tranquilo? Estou um pouco receosa de acontecer algum acidente ou dar algum problema com o carro hehe. Obrigada!

    • Oi Aline! Achei bem tranquilo aligar carro por lá e rb uma excelente opçao para explorar bem a regiao, por exemplo indo de Zagreb aos Lagos Plitvice. Indo pras ilhas com o carro tem o porem de pagar mais para embarcá-lo na balsa, de Split aHvar por exemplo. Mas em geral é bem de boa pra dirigir por lá e estacionar tb. Só fugir das oldtown onde carros nao entram! Espero ter ajudado, bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *