2º dia em Roma -Vaticano e Passeio Necrópole do Vaticano

Chegando no vaticano

Continuando o passeio no nosso 2º dia em Roma, ao sair da Igreja de Santa Maria Maggiore, pegamos o bus novamente e resolvemos descer na parada do Circus Massimo. A princpio nos arrependemos um pouco pois na primeira olhada o local não chama atenção nem impressiona mas só de saber que era ali que aconteciam as famosas corridas de biga e que este local comportava mais de 100.000 espectadores, o simples e tranquilo parque que é hoje ganha outra dimensão no nosso imaginário.

Veja só uma ilustração de como era o Circos Massimo antigamente:

Representação do Circus Maximus na antiguidade romana
Circus Maximus na antiguidade

Agora o que sobrou dele:

O Circus Maximus onde ocorriam as corridas de bigas
O Circus Massimo da Atualidade
Circos Massimo
Circus Maximus e Palatino - 2 importantes pontos turísticos de Roma
E era ali atrás que aconteciam as corridas de biga!
Este espaço com areia foi o Circus Massimo e ao fundo está o Palatino

Como ainda tínhamos um tempinho, resolvemos dar uma andada pela região e fizemos um pit stop num café fofíssimo com diversos doces e gelatos! Aaaah os gelatos! Não resisti e lá fu eu experimentar mais um sabor!

Doceria italiana
Macarrones.
Tomando gelato de damasco com canela em Roma
Huuum, gelato de damasco com canela!

Continuando chegamos na Boca de la Veritá que anda mais é do que uma escultura de mármore no formato de um grande rosto, que fica na porta da Igreja Santa Maria. é um símbolo bem famoso e turístico devido à lenda de que na Idade Média os maridos levavam suas esposas até lá e pediam para que colocassem uma das mãos dentro da grande boca. Caso esta fosse infiel teria sua mão decepada pela grande boca!!

La Boca de la Veritá é um ponto turístico de Roma bastante visitado onde todos querem colocar a mão
La Boca de la Veritá

Já era próximo do meio dia então resolvemos ir direto para oVaticano para pode almoçar com calma e nos preparar para o passeio pelas escavações. A descoberta deste passeio foi bem curiosa porque até então nunca tinha ouvido falar ou lido em blogs, parece ser algo meio secreto! E realmente é! Foi a Melissa que surgiu com a ideia devido a um amigo dela já ter feito o passeio e assim que fiquei sabendo me interessei bastante. Este passeio se realiza no subterrâneo da Basílica de São Pedro ou Necrópole e é lá que se encontra a tumba de São Pedro(um dos 12 apóstolos de Jesus). Pra vocês terem uma ideia só o processo de reserva e compra do bilhete já é meio restrito pois tudo tem que ser feito com bastante antecedência. Não existe uma forma de comprar um bilhete lá no Vaticano. O procedimento é o seguinte: Você tem que enviar um email para o Escritório de Escavações do Vaticano dizendo sua disponibilidade e quantas pessoas farão o passeio.

scavi@fsp.va

Em todos os blogs que lemos sobre o passeio, sempre comentavam sobre a dificuldade de conseguir agendar o passeio pois somente são permitidos 200 visitantes ao dia e nem todos os dias ele é realizado. São feitos grupos de 12 pessoas e quase sempre é um padre ou seminarista que guia o grupo.

Pois bem, a Melissa enviou o email e acho que tivemos sorte pois no dia seguinte recebemos uma resposta com data e já confirmamos e efetuamos o pagamento via cartão de crédito. Custou 12 euros por pessoa.

Em frente à Praça e Basílica de São Pedro no Vaticano
Em frente à Praça e Basílica de São Pedro

Estávamos bem ansiosas e com expectativas com este passeio mas quando chegamos no Vaticano ficamos tirando fotos em frente à praça de São Pedro e à Basílica e perdemos um pouco a noção do tempo, então tivemos que almoçar e engolir literalmente uma massa em questão de 5 ou 10 minutos! Inclusive me lembrei de um fato que me enfureceu. Na pressa de acharmos um lugar para comer, entramos neste restaurante, perguntamos o preço das massas que estava entre 12,15 euros e resolvemos entrar. Maaas, atenção, não havia preço das bebidas no cardápio e como estávamos com pressa nem nos preocupamos em perguntar.. Resultado: pagamos 6 euros numa coca-cola e 7 euros num copinho pequeno de suco de laranja sem gelo!rs. Cuidado com essas pegadinhas…

Fachada Praça e Basílica de São Pedro no Vaticano
Chegando no vaticano

Pagamos a conta e saímos correndo, literalmente mesmo em direção à praça e à Basílica. Devem ter pensado que éramos loucas,hehe! O escritório de Escavações do vaticano fica meio escondido , do lado esquerdo da Basílica e para chegar até lá você tem que passar pela Guarda Suíca emostrar o email com a reserva do passeio para ser liberado.

Guarda Suíça no Vaticano
Guarda Suíça – eles realmente nem piscam!

Chegamos lá faltando uns 5 minutos, entregamos nosso comprovante no escritório e aguardamos a chEgada do guia que iria nos acompanhar no passeio. Estava esperando um padre mas nosso grupo recebeu uma mulher !

Cercado de uma aurea de mistério vamos descendo de 5 a 12 metros embaixo da Basílica de São Pedro. Quem tem claustrofobia talvez não se sinta muito bem,rs.

A história é bem interessante até mesmo para quem não é católico. As escavações que descobriram este lugar foram patrocinadas pelo próprio Vaticano nos anos de 1939 a 1949, a pedido do Papa Pio XII em realizar um desejo de seu antecessor que gostaria de ser enterrado próximo do túmulo de São Pedro. Não só o túmulo foi encontrado, mas uma série de mausoléus da época pagã romana.

São Pedro, um dos 12 apóstolos de Cristo foi considerado o primeiro papa e foi preso e assassinado por volta do ano 67, sendo crucificado de cabeça pra baixo a seu pedido, pois não se sentia no direito de ser crucificado como Jesus. Isto aconteceu durante o reinado do imperador Nero. Desde então, seu túmulo passou a receber diversas visitas de fiéis e muitos cristãos começaram a sepultar seus mortos próximos à sua tumba. Alguns anos mais tarde quando a Igreja Católica recebeu uma certa liberdade, o Imperador Constantino mandou terraplanar a colina onde ficava o cemitério e tumba de São Pedro e mandou construir uma Basílica em homenagem a ele, conhecida como Antiga Basílica de São Pedro, exatamente embaixo de onde é hoje o Vaticano. O interessante é que a tumba de São Pedro se manteve no mesmo lugar mesmo com os anos e as sucessivas construções sendo sempre sempre reerguida e durante o passeio conseguimos visualizar uma parte destas primeiras tumbas.

É terminantemente proibido tirar fotos lá dentro o que é uma pena porque realmente o local está bem conservado e com várias tumbas e símbolos pagãos. A única foto que possuo é essa do ticket do passeio:

Bilhete passeio pela Necrópole do Vaticano onde está o túmulo de São Pedro
Bilhete passeio scavi vaticano

Pra quem curte história e sente um arrepio só pela oportunidade de estar num local que foi construído no século II este passeio é altamente recomendável! O legal é que o passeio termina já dentro da Basílica de São Pedro, desta forma somos poupados das grandes filas!

Baldaquino de ouro no interior do Vaticano
O famoso baldaquino de ouro construído por Gian Lorenzo Bernini, símbolo da Arquitetura barroca
A famosa escultura Pietá de Michelangelo dentro do Vaticano
A famosa Pietá de Michelangelo

detalhe escultura vaticano

Pinturas no teto do Vaticano

Esculturas no interior do Vaticano

Dentro da Basílica de São Pedro

Passamos um tempo dentro da basílica e realmente é impressionante sua grandeza e beleza. Em pensar que os maiores artistas da Renascença como Michelangelo e Bernini contribuíram com obras neste local.

Bilhete para pegar o elevador e subir na cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Bilhete para pegar o elevador e subir na cúpula da Basílica

Logo em seguida fomos comprar o bilhete para subir até a cúpula, esta que foi projetada por Michelangelo mas não foi acabada por ele, que acabou morrendo antes de terminá-la. São 531 degraus para chegar até o topo mas você pode optar por fazer o primeiro trecho, cerca de 200 degraus de elevador e sinceramente essa é a melhor escolha! Imagine que ainda faltarão mais de 300 degraus para chegar lá em cima e as escadas começam a ficar piores proporcionamente à medida que se chega mais perto do topo. Escadas em caracol, pouco ar,paredes encurvadas que te fazem sentir tontura.. Mas tudo isso vale à pena quando se chega no topo e se tem a vista de Roma de cima!

ubida até a cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Logo após a subida de elevador, onde ainda é descoberto
Vista de cima da Praça de São Pedro no Vaticano
Vista de cima da Praça de São Pedro
Jardins do Vaticano

Na Cúpula da Basílica de San Pietro no Vaticano

Curtimos a vista mas o dia ainda não estava acabado! Depois da decepção de saber que a Capela Sistina já havia fechado, resolvemos ir para a Piazza Navona e do Vaticano peamos um ônibus comum. Foi um pouco complicado descobrir qual era o bus e onde passava e pior como pagava,rs. Achamos que ia dar certo usar o Roma Pass mas nem o meu, nem o da Melissa foram lidos pela catraca do bus e acabamos nem pagando nada porque não dava para pagar pro motorista que fica cercado por um vidro. Você mal consegue falar com ele,rs!

Encontramos outros turistas perdidos no ônibus e após descermos fomos seguindo as placas que indicavam a direção e chegamos enfim!

Placas próximo à Piazza Navona

Piazza Navona em Roma

A Piazza Navona é uma das mais famosas de Roma e é bem movimentada, com seus restaurantes, mercados e muitos turistas! Bem climinha italiano mesmo!

Piazza Navona, um dos pontos turísticos de Roma
Piazza Navona

Perto dali também fica o Pantheon, mas chegamos atrasadas e ele já estava fechado! 🙁 Foi construído na época greco-romana e resistiu bem estando bem conservado nos dias de hoje.

Fachada Pantheon em Roma
Pantheon

Fomos jantar e voltamos para o hostel afinal no dia seguinte Pompeia nos aguardava!

birra: cerveja em italiano
E pra fechar a noite nada como uma birra!

Ìndice de Posts de Roma e Vaticano

1-Chegada em Roma. Como se locomover do Aeroporto de Fiumicino até a Estação Termini

2-1º Dia em Roma – Fazendo check-in no Hostel e partindo para o Coliseu

3- O impressionante Coliseu, como entrar sem pegar fila e demais dicas deste ilustre passeio

4-Palatino e Fórum Romano, Arco de Constantino, Fontana de Trevi e como se locomover na cidade usando transporte público

5-Igreja Santa Maria Maggiore

6-Vaticano ,Passeio pela Necrópole do Vaticano (como comprar), Circus Massimo, La Boca de La Veritá e Piazzaa Navona

7-Pompéia, a cidade que foi destruída pelo Vulcão Vesúvio

8-Uma Passagem Rápida por Nápoles para experimentar a Pizza Napolitana

Espero que aproveitem! 😉

LINKS ÙTEIS

Para pesquisar e reservar Hoteis em Roma recomendo o site Booking.com. O site é pràtico e confiàvel e costuma apresentar os melhores preços online. Faça uma simulação abaixo e saiba mais sobre os benefícios do Booking.com aqui.

Para alugar carro na Itàlia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros.

Mais de Monique Bianchi

Hvar: os melhores bares e baladas da ilha

Hvar é conhecida como a ilha do agito na Croácia. Destino principalmente...
Leia Mais

6 Comments

• Olá, gostei muito do post; estive na Itália em julho e fiquei encantada; não sabia sobre o passeio pelas escavações (q pena!); mas a Capela Sistina pudemos conhecer; incrível… tomei muita birra por lá tb (ai q saudade!)… ah e tb aconteceu com a gente… pagamos 7 euros por uma lemonsoda, em um restaurante em Veneza… sacanagem, né!

• Oi Luciana!
      Então, eu fiquei muito triste por não ter ido na Capela Sistina, mas pelo menos agora tenho um bom motivo pra voltar, assim como você para poder fazer este passeio pelas escavações!
      Muito bom poder tomar uma autêntica birra né,rs!
      Valeu pela visita no blog! 😉

• Caramba, Tô apaixonado com o seu blog mas essa, sem dúvidas, foi a viagem que me deu mais inveja. Morro de vontade de conhecer o Vaticano e, principalmente, Necrópole. Ainda chego lá. ;D

• Poxa, legal Júnior! Olha esse passeio pela Necrópole do Vaticano realmente vale à pena, mesmo pra quem não é católico, ali é história viva! Faça um planejamento de qdo pretende ir e dará tdo cecro, tudo é possível! Depois passa aqui pra me contar 😉