1 ano morando fora do Brasil

Hoje, dia 7 de Janeiro, faz exatamente 1 ano que deixei o Brasil em busca da realização de um sonho e várias metas. O sonho de morar fora e fazer um intercâmbio acabou se tornando realidade pra mim em 2014, ao me mudar para Perth, na Austrália. Desde então minha vida passou por diversas surpresas (boas) e mudanças, sendo a principal delas, minha mudança definitiva para a Suíça. Fazendo uma retrospectiva desse período da minha vida, algumas coisas passaram pela minha cabeça e então resolvi escrever aqui um pouco sobre esse meu primeiro ano morando fora do Brasil.

A EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA
A primeira delas é que definitivamente valeu muito à pena correr atrás do meu sonho e fazê-lo tornar-se realidade. Desde meus 15,16 anos eu já me imaginava fazendo um intercâmbio, mas essa ideia na época ainda era muito inacessível pra mim. O tempo foi passando e esse sonho parecia estar ficando cada vez mais distante, principalmente por motivos econômicos, afinal eu teria de trabalhar e economizar muito para poder pagar essa experiência.

Finalmente quando completei meus 27 anos eu comecei a planejar concretamente essa viagem que além da experiência de morar no exterior por um tempo me permitiria finalmente aperfeiçoar meu inglês. Aqui eu contei um pouco como foi esse processo de planejamento, decisão da cidade na Austrália e outras dicas.

morar australia

O fator financeiro é sempre o impeditivo pra muita gente, assim como foi para mim durante muito tempo e, inclusive, esse outro texto meu aqui dá algumas dicas extras de como se organizar para começar a economizar e tornar seu sonho de viagem ou intercâmbio, por que não, realidade.

Me lembro de quantas vezes cheguei a cotar programas de intercâmbio em agências e voltar desanimada para casa devido ao valor. Por isso um planejamento é extremamente importante. É necessário conhecer todos os custos envolvidos e as possibilidades, como tipo de visto, permissão de trabalho, moradia e etc.No meu caso, escolhi fazer um curso de 4 meses de inglês na Austrália e então me programei para pagar todo o curso, a passagem de ida e volta, os custos com o processo de tirada do visto de estudante e além disso, juntar uma grana extra para moradia e demais custos que teria para sobreviver por lá esse tempo. Mas eu fui com uma grana meio que contada para ficar uns 4 meses por lá e pensava em arranjar trabalho para continuar morando na Austrália por pelo menos um ano.Na minha cabeça realmente eu queria ficar pelo menos 1 ano fora do Brasil.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Depois de tudo, posso dizer que a Austrália para mim foi a melhor escolha possível, a cidade de Perth tinha tudo que eu queria e sempre imaginava: belas praias, clima incrível, pessoas amigáveis, natureza, enfim. Mas, nem tudo deu certo por lá, como a questão do trampo, que até arranjei mas não foi uma experiência muito agradável. Poderia ter insistido e tentado novamente, mas aí veio o plano de se mudar para a Suíça e então minha etapa na Austrália estava concluída.

Acho que pra quem pensa em fazer intercâmbio, a escolha certa do país e da cidade é o ponto mais importante.
Detalhe que eu não contava com o fato de que uma surpresa muito boa estava guardada pra mim… Foi lá em Perth, durante o tempo do intercâmbio, que conheci o meu marido. E foi aí que mais mudanças chegaram…

A mudança para a Suíça, meu novo país
Pois é, mirei na Austrália e acabei vindo parar aqui na Suíça :P.
A vida tem desses acontecimentos inesperados. De toda a minha lista de lugares a visitar, A Suíça não estava dentro dos Top20 e eu nem imaginava o quanto esse país era belo.

vida na suiçA

Mais uma das surpresas inesperadas foi que ao vir morar aqui, vi pela primeira vez neve e pude curtir meu primeiro Natal em clima de inverno!

Apesar de não parecer, morar aqui tem as suas dificuldades e a maior delas é a língua. Moro na parte alemã e então estou fazendo um curso de alemão, para me adaptar e pela chance de arranjar um emprego.

Agora, daqui pra frente, são outros novos objetivos e metas a alcançar e espero ano que vem poder fazer uma retrospectiva tao positiva quanto essa!

No final, contabilizando todos os acontecimentos e experiências, o saldo foi extremamente positivo, com objetivos alcançados, inclusive alguns que não estavam no planejamento 🙂

Fico orgulhosa de mim mesma quando lembro que tive coragem de mudar minha vida para conseguir realizar um sonho e buscar outros!

E o conselho mais batido de todos é o que deixo para finalizar o texto: Siga seu coração e corra atrás de seus sonhos, não importa o quão difícil eles pareçam. Se esforce, se arrisque e por mais medo que tenha Vá! Se você não der o primeiro passo, a vida não o dará por você…

Espero que de alguma forma esse texto seja inspirador para você.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Templo de Apolo e Oráculo de Delfos na Grécia

A cidade de Atenas além de ser a principal porta de entrada...
Leia Mais

11 Comments

  • Olá tudo bem? Estou começando com um canal de experiências aqui no Estados Unidos, mostrando como é viver fora do Brasil e como está sendo minha adaptação! Acho que seria interessante essa parceria pois me identifiquei com seu conteúdo! Caso se interesse mande uma resposta por e-mail! Obrigada desde já!

  • Monique, quando viu que seu sonho estava muito próximo de ser realizado, você teve medo de ir? Teve medo de se arrepender por ficar tanto tempo longe logo de cara sem ter feito uma primeira experiência de pelo menos um mês? Estou pensando em ficar um ano fora, muito parecido com sua história, sempre tive vontade mas nunca tive condições… hoje tenho condições e tudo conspira para que eu vá, mas bate um medo na hora de fechar…

    • Gabriela tudo bem? Desculpe a demora em te responder mas estava em viagem e meio sem acesso ao Blog. Olha, bateu uma indecisão sim quando foi chegando perto da viagem, até porque eu não sabia o que esperar dessa experiência, estava indo sozinha na cara e na coragem mas no fundo eu sabia que estava seguindo um sonho e não era para desistir porque valeria à pena!!! Não deixe o medo te confundir porque é normal quando começamos a pensar nos familiares, amigos e pessoas queridas q não vao conosco mas hà muito para se descobrir pelo mundo afora!

    • Ola Rosana, nessa viagem conheci apenas Roma, Napoli e Pompeia na Italia, foi uma passagem bem rápida de 4 dias e na Turquia fiquei bem mais tempo tendo a oportunidade de conhecer diversas cidades e diferentes paisagens, entao com certeza o seguro destino foi mais proveitoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *